Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Brasil

Depois de décadas sem votar: Há 31 anos, Fernando Collor derrotava Lula nas eleições

O candidato neoliberal venceu o líder sindicalista no segundo turno nas esperadas primeiras eleições após a ditadura militar

André Nogueira e Isabela Barreiros Publicado em 17/12/2019, às 08h00 - Atualizado às 10h27

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Lula e Collor durante debate - Wikimedia Commons
Lula e Collor durante debate - Wikimedia Commons

A ditadura militar que perdurou no Brasil até 1985 fez com que representantes eleitos democraticamente se tornassem quase um mito no país. Os brasileiros não tiveram eleições populares por 30 anos, iniciados após a vitória de Jânio Quadros em 1961, que também não durou muito tempo.

Então, em 1989, a população estava mais que ansiosa pela primeira eleição depois de 30 anos. As possibilidades de candidatos eram inúmeras: Ulisses Guimarães, Leonel Brizola e até mesmo Silvio Santos. Mas as coisas não seguiram como era esperado no processo eleitoral brasileiro daquele ano. 

Uma inesperada reviravolta ocorreu durante as campanhas dessa primeira eleição. O favorito era Brizola (PDT), que se especulava que ganharia ainda em primeiro turno. No entanto, com o desencadear dos programas eleitorais, a bem financiada campanha de Fernando Collor  o levou ao primeiro lugar, sucedido pelo caudilho gaúcho.

Crédito: Divulgação - YouTube

Fernando Collor (PTC, hoje PRN) e Lula(PT) foram para o segundo turno, contrariando muitas das análises realizadas na época sobre o resultado das eleições. Há exatos 31 anos, foi também a primeira vez na História do Brasil que se disputou um segundo turno eleitoral. 

Collor representava o neoliberalismo e as oligarquias do nordeste. Já o candidato preferido, Brizola, tinha um projeto de reforma estrutural da economia baseada no trabalhismo. Esperando derrotar Brizola no segundo turno, Collor viu o terceiro lugar crescer de repente: Lula, representando os sindicatos do sudeste.

O alagoano percebeu (como ele mesmo já admitiu) que a vitória sobre Luiz Inácio Lula da Silva, que não tinha o peso de Brizola, seria mais fácil. Com força das campanhas de ambos, os dois foram para o segundo turno.

Crédito: Divulgação - YouTube

O que se acreditava era que Lula tinha uma apresentação mais bruta, defendendo um projeto menos elucidado. Além disso tudo, ele também era associado as greves: tinha menos credibilidade que o velho líder da resistência ao golpismo ou ao garoto prodígio de ombros largos e discurso eloquente.

No mês de dezembro daquele ano, então, ocorreram dois debates televisionados entre Fernando Collor e Lula da Silva, pela TV Manchete e pela Rede Bandeirantes. Por meio desses debates e pela mídia no geral, a imagem de ambos os candidatos foi construída.

Lula era o líder sindicalista, por mais que afirmasse mais tarde que aquela não era sua intenção. Já Collor se apoiava consideravelmente na imagem para atrair votos. Suas campanhas, por exemplo, contavam com frases de efeito e boa estampa, com o intuito de chamar a atenção do eleitorado. 

Além da manipulação, já comprovada, da produção da Rede Globo e da Bandeirantes no auxílio à imagem de Collor e na construção de cenários desvantajosos para Lula, a transmissão posterior do debate pelo Jornal Nacional editou as falas em benefício do candidato do PTC. 

Crédito: Divulgação

Analisando o debate, a pesquisadora Lúcia Avelar apontou em seu artigo "As eleições na era da televisão", dados concretos de manipulação: “Um relatório da DENTEL (Departamento Nacional de Telecomunicações), divulgado em 08/12/89, aponta o favoritismo da Rede Globo para Fernando Collor de Mello: ele teria 78,55% mais tempo de divulgação no noticiário político, se comparado ao do seu concorrente Lula, no período de 27/11 a 06/12/89.” 

O resultado era de se esperar: na primeira eleição desde a ditadura, o vencedor foi Fernando Collor de Melo, que prometeu um governo austero e ético, mas realizou medidas impopulares que ele acusou que os opositores fariam (como o confisco da poupança) e isso lhe rendeu o impedimento de seu mandato. O resultado nas urnas foi de 53,03% para Collor contra 46,97% para Lula, em relação aos votos válidos.


+ Saiba mais sobre essa eleição pelas obras abaixo, disponíveis na Amazon: 

1989: História da Primeira Eleição Presidencial Pós-Ditadura, Cássio Augusto Guilherme (2019) - https://amzn.to/35vxvkf

1989. A Fiesp e os Empresários na Eleição de Collor, Ney Lima Figueiredo (2016) - https://amzn.to/36Krb8U

Geografia do voto nas eleições presidenciais do Brasil: 1989-2006, Cesar Romero Jacob, Dora Rodrigues Hees & Outros (2010) - https://amzn.to/2rUAwvZ

Crise e reinvenção da política no Brasil, Fernando Henrique Cardoso, Miguel Darcy de Oliveira e Sergio Fausto (2018) - https://amzn.to/31v9EhM

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W