Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Personagem

Há 31 anos, morria Mauro Gonçalves, o eterno Zacarias de “Os Trapalhões”

O ator, que ganhava a vida fazendo os outros rirem, acabou tendo um fim triste

Ingredi Brunato, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 18/03/2021, às 07h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia de Mauro Gonçalves em seu papel de Zacarias - Divulgação / Facebook
Fotografia de Mauro Gonçalves em seu papel de Zacarias - Divulgação / Facebook

Mauro Faccio Gonçalves morreu de insuficiência respiratória no ano de 1990, fazendo com que o programa televisivo de comédia chamado “Os Trapalhões” passasse a ter um integrante a menos. 

O ator interpretava o personagem “Zacarias”, trabalhando ao lado de Manfried Santana (que era intérprete de Dedé), Antônio Carlos Bernardes Gomes (que fazia o personagem Mussum) e o famoso Renato Aragão (que deu vida a Didi). 

O programa fez tanto sucesso que foi ao ar durante mais de três décadas, chegando a entrar para o Guinness Book como quadro de comédia que durou mais tempo no mundo.

Afastamento entre Trapalhões 

O que nem todos sabem, todavia, é que na época do falecimento do comediante, ele já não era tão próximo dos colegas de profissão quanto fora um dia.

"Depois que ele morreu, sumiu todo mundo. Pessoal que ligava para nossa mãe, sumiu. Ela tentou conversar com todos [os antigos amigos], ninguém atendeu mais. Eles [Os Trapalhões] vieram no dia do velório, deram os pêsames. Ficaram uma hora, mais ou menos, se despediram e foram embora. Nunca mais. Acabou”, comentou Marli Gonçalves, uma das irmãs do falecido, em conversa com o programa Domingo Show, da TV Record, em 2017. Ela ainda acrescentou que o “programa do Didi” perdeu a graça sem o irmão. 

Em 2019, também vale acrescentar que foi lançada uma série documental chamada "Trapalhadas sem Fim" tratando das disputas internas entre os quatro, segundo repercutido pela Folha de São Paulo naquele mesmo ano.

A produção se propõe a mostrar divisões desiguais dos lucros do programa humorístico, assim como brigas pelo controle criativo dos roteiros. 

Fotografia dos Trapalhões / Crédito: Divulgação 

O adeus

Mauro Gonçalves estava muito magro na época de sua morte. Sua família revelou ao Domingo Show que ele havia perdido vinte quilos como consequência de ter começado a tomar remédios para emagrecer. Todavia, fizera esse processo por conta própria, sem consultar nenhum médico. Seu objetivo inicial para o “regime” era estar com um visual diferente no filme seguinte dos Trapalhões. 

Próximo do fim, o próprio humorista já podia perceber a deterioração de sua saúde. Segundo Vilma, a outra irmã do artista, ele teria comentado que “estava perto de ir” no seu último aniversário antes de falecer. O ator tinha 57 anos de idade. 

Fotografia de capa de álbum dos Trapalhões / Crédito: Wikimedia Commons

Atualmente, o Brasil revive os 31 anos da morte do comediante. O legado deixado por Mauro está registrado nos episódios do programa do qual fez parte por metade da vida, trazendo diversão aos brasileiros que o assistiam. 


+Saiba mais sobre a história da TV brasileira em grandes obras disponíveis na Amazon

Biografia da televisão brasileira, Flávio Ricco, 2017 - https://amzn.to/2UytpVZ

101 atrações de TV que sintonizaram o Brasil, Patrícia Kogut, Ebook - https://amzn.to/38a79FJ

História da televisão no Brasil: Do Início aos Dias de Hoje, Ana Paula Goulart Reibeiro, 2010 - https://amzn.to/2UBbYUz

A televisão levada a sério, Arlindo Machado, Ebook - https://amzn.to/3744s7z

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W