Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Música

Há 50 anos, Jim Morrison se tornava um dos membros do 'Clube dos 27'

A morte do líder do The Doors foi marcada por um passado de abusos em meio ao sucesso do rock progressivo

Wallacy Ferrari

por Wallacy Ferrari

wferrari@caras.com.br

Publicado em 05/07/2021, às 13h34

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jim Morrison estende as mãos durante ensaio fotográfico - Divulgação / Elektra Records
Jim Morrison estende as mãos durante ensaio fotográfico - Divulgação / Elektra Records

Nascido James Douglas Morrison, o músico norte-americano se tornou mundialmente famoso pela voz arrastada, grave e melódica, que embalou os hits de uma das principais bandas de rock da história, o The Doors — não apenas isso, se tornando conhecido pelo apelido de Jim, que obteve ainda na adolescência.

Nesse mesmo período de sua vida, contrastava seu exemplar engajamento com a literatura e artes com a vida boêmia que aprendeu na faculdade e, no auge do sucesso, a integrou como estilo de vida, levando suas poéticas composições para milhares de pessoas em palcos pelos EUA — mesmo que, para isso, promovesse a baderna e até crimes.

A vida de excessos, no entanto, o fez integrar o emblemático ‘Clube dos 27’, sendo um dos primeiros artistas a falecer nessa idade, mas eternizando seu legado na cultura pop, com a mistura de acordes de guitarra, sintetizadores e temas místicos.

Liderando o The Doors

Conforme reportamos anteriormente, após duas detenções por problemas na faculdade — desde bêbado em público até confessar um assassinato de uma pessoa que não havia morrido — Morrison se tornou uma figura conturbada do grupo; com uso intenso de drogas e álcool, foi detido mais três vezes.

A primeira, em 1967, por incitar motim contra a polícia durante um show; a segunda, no ano seguinte, simulando usar um baseado de maconha no palco; e, por último — e mais lembrado como "episódio de Miami" em 1969 — se despindo e orientando a plateia a ficar nua da mesma maneira, resultando em vários fãs presos juntos do músico.

Contudo, a fama de problemático resultou em contrastes da imprensa e produtores, que passaram a recusar a contratação de shows. Além disso, a saúde do cantor começava a se deteriorar com problemas psicossociais, tendo como exemplo sua última prisão, durante um hiato da banda, quando impediu um homem de pegar o jornal na porta de casa, enquanto estava embriagado.

Jim, aos 19 anos, em sua primeira mugshot, em 1963 / Créditos: Divulgação / Tallahassee Police Department

Momentos finais

Em 1970, o cantor decidiu fazer uma desintoxicação fora do país-natal, se mudando para Paris, na França, com a companheira Pamela Courson, com quem nutria um relacionamento aberto desde antes da fama internacional. A mudança, no entanto, não foi eficiente, com a jovem encontrando Jim morto, seis meses depois.

Desacordado na banheira do apartamento, a polícia concluiu a investigação sem autópsia, compreendendo apenas pela cena do óbito que tratava-se de uma morte acidental, sem marcas de interferência externa, consumando o óbito na manhã de 5 de julho de 1971. 

O Daily Mail acrescentou, em 2007, que a possibilidade mais provável é relacionada ao histórico de asma do cantor, que teria combinado o remédio Marax, para auxiliar no problema pulmonar, junto de bebidas alcóolicas, causando um choque no metabolismo.


+Saiba mais sobre a história do rock nas obras disponíveis na Amazon:

Jim Morrison: Ninguém Sai Vivo Daqui, por Danny Sugerman e Jerry Hopkins (2012) - https://amzn.to/2XKawAU

As raízes do rock, de Florent Mazzoleni (2014) - https://amzn.to/2QKcltX

O som da revolução: Uma história cultural do rock 1965-1969, de Rodrigo Merheb (2013) - https://amzn.to/2QFW3C7

Breve História do Rock, de Ayrton Mugnaini Jr. (2007) - https://amzn.to/2uuJ6Cu

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W