Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Guerra Fria

Há 65 anos, nascia o Pacto de Varsóvia, o grande acordo militar dos socialistas europeus

O Tratado de Amizade, Cooperação e Assistência Mútua surgiu em maio de 1955 e foi uma importante maneira da URSS encarar os EUA com confiança

André Nogueira Publicado em 14/05/2020, às 00h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Momento exato de quando o acordo foi feito - Divulgação
Momento exato de quando o acordo foi feito - Divulgação

Nos anos 1950, o mundo estava em fervorosa tensão. Após a Segunda Guerra, a divisão da Europa entre socialistas e capitalistas, quebrou uma importante nação — a Alemanha — e sua capital, Berlim. 

A guerra estourava nas Coreias e as independências de países africanos davam os primeiros passos, indicando o surgimento de um novo mundo, marcado pela disputa bipolar e pela propaganda da guerra.

Ao mesmo tempo, um dos países mais poderosos do mundo, a União Soviética, marcado pelo governo autoritário, tinha um compromisso com a administração centralizada do bloco comunista. Nesse espaço, nasciam as importantes alianças militares da Guerra Fria.

Inicialmente, houve o surgimento de um bloco militar associado à soberania estadunidense, a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), que fortalecia o bloco capitalista. O mesmo bloco abertamente se associou com a Alemanha Ocidental, oficialmente território neutro, e rearmou seu exército.

Como reação, declaradamente, a URSS convocou reuniões com as unidades militares do Leste Europeu para criar um bloco associativo de assistência militar e proteção da Cortina de Ferro.

Assim nasceu o Tratado de Amizade, Cooperação e Assistência Mútua do Leste Europeu, conhecido mundialmente como Pacto de Varsóvia.

É importante lembrar que um dos principais objetivos da URSS com a criação desse bloco era o surgimento de uma base jurídica legítima que justificasse a presença de militares russos em operação interna nos diversos territórios dos países satélites, realidade desde o fim da guerra, quando o Exército Vermelho marchou por toda a região na destruição do Reich nazista.

Essa seria uma necessidade soviética, segundo veículos oficiais da época, como forma de proteção e cautela contra o rearmamento alemão e a possibilidade de invasão do Leste pelo Oeste. Seis anos depois, a URSS financiou a construção do Muro de Berlim, que potencializava o bloqueio a Berlim feito pelo império.

Correlação de exércitos entre os pactos na Europa / Crédito: Wikimedia Commons

Com exceção da Iugoslávia, que tinha um histórico de rixa com o socialismo soviético, o Pacto de Varsóvia incluiu todo o oriente europeu socialista. Foi uma das formas que a URSS encontrou, no momento da “desestalinização”, de manter sua hegemonia na Europa e ter bases para enfrentar os EUA no jogo da propaganda de guerra.

Por esse motivo, em 14 de maio de 1955, Nikita Khrushchev assinou o acordo militar na cidade de Varsóvia, capital polonesa, e deu inicio a uma nova fase da Guerra Fria. Integravam o Pacto de Varsóvia, além da URSS, Albânia, Bulgaria, Tchecoslováquia, Hungria, Polônia, Alemanha Oriental e Romênia.


+Saiba mais sobre a Guerra Fria por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Da Guerra Fria à nova ordem mundial, de Ricardo de Moura Faria e Mônica Liz Miranda (2003) - https://amzn.to/3bXDodp

Os últimos soldados da guerra fria, de Fernando Morais (2011) - https://amzn.to/2SrHMtw

Como Começou A Guerra Fria, de Amy Knight (2008) - https://amzn.to/3dbB2aL

A desordem mundial, de Luiz Alberto Moniz Bandeira (2016) - https://amzn.to/3bWLH9k

A Questão Negra: A Fundação Ford E A Guerra Fria, de Wanderson Da Silva Chaves (2019) - https://amzn.to/2yZENBt

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W