Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Ásia

Há 72 anos, o líder indiano Mahatma Gandhi era brutalmente assassinado na Índia

Figura polêmica, Gandhi foi alvejado por nacionalista hindu após algumas de suas decisões políticas. Entenda!

André Nogueira Publicado em 30/01/2020, às 10h34

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Mohandas Gandhi - Getty Images
Mohandas Gandhi - Getty Images

Gandhi, em vida, era uma figura controversa. Depois de sua morte, porém, passou a ter sua imagem disseminada com "Pai da nação Indiana", sendo lembrado como um antimperialista defensor da não violência e da liberdade. Porém, quando ainda estava no cenário político, questões sociais e religiosas levaram ao assassinato do líder hindu.

Em meio à euforia da recente independência da Índia, da qual Gandhi teve importante papel no desenvolvimento de um alinhamento da Nação com o hinduísmo, contra o nascimento do Paquistão, por exemplo, mas em favor de uma relação amigável entre as religiões, o líder político e espiritual foi alvejado por tiros do nacionalista hindu Nathuram Godse.

Essa foi a morte mais comovente da História da Índia / Crédito: Getty Images

O caso aconteceu neste dia, em 1948, quando Mahatma subia as escadas que levavam aos jardins elevados da Casa Birla, mansão de família importante de Nova Delhi, onde estava hospedado e realizava orações diariamente. Às 17h, ele chegara ao último degrau e caminhava em direção a um pátio, quando foi interceptado por Godse e baleado por três tiros no peito.

Ele morreu logo depois, dentro de seu quarto na Casa Birla (que se tornaria monumento a Gandhi), como foi anunciado por um representante próximo. “A luz se foi de nossas vidas”, anunciou o então primeiro-ministro indiano Jawaharlal Nehru, ainda no dia 30 de janeiro, na rádio nacional. Ele foi cremado, e suas cinzas, lançadas parcialmente no Ganges.

Monumento em memória ao líder, no local de seu assassinato / Crédito: Wikimedia Commons

Com o compromisso de reconciliar a paz entre hindus e muçulmanos, Gandhi apoiava a liberação de recursos para os paquistaneses resistissem durante a primeira disputa pela Caxemira, o que incitou raiva de seu ex-seguidor e assassino. Quando morto, violentamente, Gandhi foi transformado numa lenda.


+ Saiba mais sobre a vida e o pensamento de Gandhi:

1. GANDHI: Minhas experiências com a verdade - Autobiografia, de Mohandas Gandhi -https://amzn.to/2BmAPB0

2. Gandhi. Uma Biografia em Mangá, de Kazuki Ebine - https://amzn.to/2VTH7RR

3. Mahatma Gandhi: O apóstolo da não violência, de Humberto Rohden- https://amzn.to/32rCHEc

4. A sabedoria de Gandhi, de Homer A. Jack https://amzn.to/33EZ1ug

Vale lembrar que os preços e quantidade disponível das obras condizem com os da data de publicação deste post. Além disso, a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.