Matérias » Personagem

Giacomo Matteotti: Há 96 anos, o líder socialista era assassinado por milicianos fascistas

Grande denunciador da violência dos Camisas Negras de Mussolini, Matteotti era uma ameaça para a nascente ditadura fascista na Itália

André Nogueira Publicado em 10/06/2020, às 08h00

Ilustração de Giacomo Matteotti
Ilustração de Giacomo Matteotti - Wikimedia Commons

No dia 10 de junho de 1924, milicianos fascistas raptavam o deputado socialista Giacomo Matteotti, que comandava o Partido Socialista. O cadáver de Matteotti foi encontrado dois meses depois.

Giacomo foi um político italiano de grande relevância. Nascido no Veneto, ele estudou direito na Universidade de Bolonha e lá entrou no movimento socialista. Rapidamente, ganhou destaque político.

Durante a Primeira Guerra, se esforçou na defesa do Partido pela neutralidade do país. Por esse motivo, foi preso na Sicília.  Giacomo ficou conhecido como A Tempestade, por sua impetuosidade.

Matteotti tinha grande influência na sociedade. Sua morte foi de grande abalo na credibilidade política, nacional e internacional de Mussolini durante sua ascensão. O deputado era um dos principais nomes que denunciavam o autoritarismo fascista. Desde cedo, se opunha à violência dos Camisas Negras, acusando seus abusos e crimes.

Ao mesmo tempo, era um forte crítico da desunião da esquerda, que se rechaçava entre si, abrindo espaço para o crescimento da ameaça fascista.

Na Câmara dos Deputados da Itália, comandou o Partido Socialista Unitário como cabeça da oposição. Com o constante crescimento dos fascistas desde 1922, a ameaça de uma ditadura era grande e muitos políticos se converteram ao Partido Fascista para sobreviver. Mas Matteotti não o fez, seguiu denunciando os crimes contra a democracia.

Camaradas carregam Matteotti / Crédito: Wikimedia Commons

 

Em 30 de maio de 1924, Matteotti subiu à tribuna da Câmara para uma fala em que analisou as eleições de 6 de abril, que compôs o Parlamento. Enquanto os fascistas berravam para abafá-lo, Mattotti pronunciou um discurso histórico em que minunciosamente apontou cada ilegalidade realizada pelas milícias fascistas e as ordens políticas que corromperam o sistema democrático em favor de Mussolini.

Matteotti acusou os fascistas de fraude eleitoral. Ovacionado pela esquerda, ele encerrou: “Já fiz o meu discurso, agora compete a vocês preparar o discurso fúnebre em meu enterro”.

Dito e feito: no dia 10, Matteotti foi sequestrado por militantes do Partido de Mussolini, em Roma, e, depois, assassinado. O corpo foi encontrado apenas em 16 de agosto, a mais de 20 km da capital.

Cinco nomes ligados à polícia secreta fascista (Amerigo Dumini, Giuseppe Viola, Albino Volpi, Augusto Malacria e Amleto Poveromo) foram presos e investigados. Dumini, Poveromo e Volpi foram condenados, mas logo receberam anistia do rei Victor Emmanuel III.

Placa de homenagem ao deputado / Crédito: Wikimedia Commons

 

Nunca se provou que Mussolini tivesse ciência ou que tivesse ordenado o ato, mas suspeita-se que sim, pois era de conhecimento público que o Duce comentou ao chefe da polícia secreta fascista que o deputado não deveria “seguir em circulação” após o discurso de 30 de maio.

Antes de sua morte, Mattotti já havia sido sequestrado e torturado pelos Camisas Negras. Por experiência pessoal, sabia do potencial violento dos fascistas e nunca deixou de denunciá-lo.

Em homenagem ao excelente representante da esquerda que foi Matteotti, as brigadas do Partido Socialista da Resistência italiana receberam o nome de Brigate Matteotti.


+Saiba mais sobre o tema através das obras disponíveis na Amazon

Mussolini e a Itália fascista, de Martin Blinkhorn - https://amzn.to/35rr817

Fascismo, de Benito e Leon Mussolini e Trótski - https://amzn.to/2XxdKpt

O Papa e Mussolini. A Conexão Secreta Entre Pio XI e a Ascensão do Fascismo na Europa, de David I. Kertzer - https://amzn.to/2KIhFdF

The Doctrine Of Fascism, de Benito Mussolini - https://amzn.to/2KIDdH7

Mussolini - Autobiografia, de David Martelo - https://amzn.to/2XyjGOU

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W