Matérias » Personagem

Hans Axel Von Fersen: o possível amante de Maria Antonieta que tentou impedir sua execução

Bem-humorado e amigo íntimo da monarca, o coronel da infantaria chegou a ser cogitado como pai biológico do filho da rainha

Wallacy Ferrari Publicado em 09/03/2020, às 10h30

Hans Axel Von Fersen (à esq.) junto a Maria Antonieta (à dir.) em montagem
Hans Axel Von Fersen (à esq.) junto a Maria Antonieta (à dir.) em montagem - Wikimedia Commons

Sempre rodeada de bajuladores e súditos para fazer o que fosse necessário para mantê-la bem, a rainha Maria Antonieta dificilmente conseguia ter abertura para conhecer novas pessoas, mas conseguiu manter uma amizade longa e duradoura com um confidente em específico: Hans Axel Von Fersen, apelidado como “O Jovem”.

Bonito e bem humorado, a relação boa que seu pai tinha com o governo francês fez o garoto ser, desde o início de sua carreira, um dos favoritos para compor a corte do país. Em uma dessas ocasiões, aos 18 anos, conheceu Maria Antonieta, que também estava com 18 anos, em janeiro de 1774. Além da sua notável beleza, há registros de que conversaram bastante e que Fersen a fez rir durante todo o encontro.

Desde então, a relação dos dois se tornou uma amizade conhecida pelo alto clero francês pela quantidade de encontros e pela semelhança entre as idades. Enquanto Maria evoluía como rainha, Fersen se tornava coronel da infantaria prussiana, tendo participação ativa na Guerra da Independência dos Estados Unidos. Juntos, tinham contato direto para realizações em prol da França.

Cinco anos depois, em 1785, Maria Antonieta tem o filho Luís-Carlos, sendo primeiro Duque da Normandia titular em séculos. O pai, Luís XVI, chegou a relatar em seu diário pessoal que "seu próprio filho" havia nascido, porém, as visitas de Fersen levantou boatos que Luís Carlos, que mais tarde se tornaria Delfim de França, seria filho biológico de uma relação extraconjugal entre Maria e o coronel.

A afirmação é contestada, justamente, pelo fato de que Maria raramente ficava sozinha e, quando ficava, era apenas acompanhada de Luís XVI. Além disso, o pequeno Luís Carlos tinha notáveis semelhanças físicas com seu tio paterno Carlos X e sua falecida avó, a Princesa Maria Josefa da Saxônia. As afirmações sobre traição foram também contestadas por biógrafos de Maria Antonieta e do menino.

Retrato de Hans Axel Von Fersen, sempre retratando um rosto bem humorado / Créditos: Wikimedia Commons

 

Entretanto, as afirmações sobre um possível relacionamento entre a rainha e o jovem coronel levantam dúvidas, visto que, pelo tempo que se conhecem, tiveram vários momentos juntos anteriores ao período de seu reinado e carreira militar, respectivamente. Há registros de documentos escritos e enviados entre os dois com declarações amorosas e confissões íntimas, porém, não há nada relatando se o casal chegou a ir as “vias de fato”.

Quando a monarquia se tornou impopular na França, Fersen teve de seguir ordens militares justamente para impedir a fuga do Rei Luís XVI, esposo de sua amiga. Após fracassar em escapar, Luís e Maria ficam presos, porém, Fersen volta a se comunicar com Maria por via de correspondências. Condenados, Luís XVI é executado em janeiro de 1973, mas Fersen tenta impedir a execução da amiga. Sem sucesso, Maria morreu em outubro.


+Saiba mais sobre a última rainha da França através de importantes obras

Maria Antonieta, de Antonia Fraser (2006) - https://amzn.to/33G9ohl

Maria Antonieta - última rainha da França, de Evelyne Lever (2004) - https://amzn.to/2OZB25b

Rainha da moda: Como Maria Antonieta se vestiu para a Revolução, de Caroline Weber (2008) - https://amzn.to/2BiMdh2

Maria Antonieta: o Escândalo do Prazer, de Claude Dufresne (2007) - https://amzn.to/31iEIBd

Maria Antonieta: Retrato de uma mulher comum, de Stefan Zweig (2013) - https://amzn.to/31hcG9v

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.