Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Idade Média

Harald Hardrada, o último grande Viking

Realizando batalhas em locais diversos, Hardrada ficou marcado como um grande estrategista

Joseane Pereira Publicado em 05/11/2019, às 11h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Harald Hardrada, o grande guerreiro Viking, foi um dos grandes responsáveis pela cristianização da Escandinávia - Wikimedia Commons
Harald Hardrada, o grande guerreiro Viking, foi um dos grandes responsáveis pela cristianização da Escandinávia - Wikimedia Commons

Harald III, mais conhecido como Harald Hardrada, foi o que muitos entenderam como o último verdadeiro rei Viking. Nascido em 1015, filho do chefe Sigurd Syr, ele teve a guerra no sangue desde pequeno, até morrer durante a invasão norueguesa da Inglaterra em 1066.

Normalmente, tem seu nome traduzido para Haroldo III da Noruega e seu segundo nome, Hardrada, é um epíteto que significa "o Duro", em referência à dureza e firmeza com que governava e se relacionava com os nobres, senhores de terra e membros do clero.

GRANDE ESTRATEGISTA

Durante a Batalha de Stiklestad, entre o rei dinamarquês Cnut, o Grande, e o meio-irmão de Harald, ele teve muito sucesso e destaque. No entanto, por estar no lado perdedor, o viking acabou tendo que fugir. Primeiro foi para Kiev, encontrando proteção com o príncipe Jaroslav, e então mudou-se para Constantinopla, onde lutou na Guarda Varangiana.

Haroldo III em sua representação cristã medieval / Crédito: Wikimedia Commons

Como comandante do exército Bizantino, ele lutou em lugares como a Sicília, Ásia Menor, Mediterrâneo e na própria Constantinopla, retornando à Escandinávia em 1046. Nos próximos anos, ele saqueou e queimou Haithabu e devastou muitos locais da Dinamarca. 

Ele era descrito como fisicamente "maior e mais forte do que outros homens", e tinha cabelos claros, barba e um grande bigode. Dizia-se que possuía uma sombrancelha mais acima que a outra e que media mais que a maioria dos sooldados da guerra. Mas, muito além de um, brucutu, Harald também escrevia poesia escáldica, ou seja, estorietas musicadas e transmitidas oralmente.

Com relação à religião, Hardrada tinha tendências muito próximas ao Cristianismo. É por isso que uma das maiores marcas políticas de seu reinado foi a promoção da fé cristã pelo reino da Noruega. Sítios arqueológicos vêm sendo descobertos e provam que no período em que reinou, há a construção de diversas capelas e igrejas.


Saiba mais sobre os Vikings pelas obras abaixo:

1. Dicionário de História e Cultura da Era Viking, de Johnni Langer (2018) - https://amzn.to/2WJGieJ

2. Vikings: Noite Em Valhala, de Eduardo Kasse (2019) - https://amzn.to/2WIRXKM

3. Abominação: Os vikings estão chegando, de Gary Whitta (2017) - https://amzn.to/2WLCzxA

4. Mitologia Nórdica, de Neil Gaiman (2017) - https://amzn.to/34yTVjT

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.