Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Personagem

Helmut Dantine, o sobrevivente do campo de Rossauer Lände que passou a interpretar nazistas

Capturado em 1938 por nazistas na Áustria, o ator assinou com a Warner Bros em pouco tempo de liberdade

Daniela Bazi Publicado em 25/11/2019, às 14h16

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Dantine também atuou como produtor e diretor em Hollywood - Getty Images
Dantine também atuou como produtor e diretor em Hollywood - Getty Images

Helmut Dantine nasceu em Viena, na Áustria, no dia 7 de outubro de 1917. Ator, diretor e produtor, ficou reconhecido principalmente por seus inúmeros papeis de personagens nazistas durante a década de 1940, em Hollywood.

Quando jovem, Dantine lutou contra o movimento anti-fascista de Viena. Isso porque atuava como líder do grupo juvenil anti-nazista, entretanto, pagou com a própria vida. Em 1938, aos 19 anos, os nazistas tomaram conta da Áustria. Assim, Helmut foi preso com outras pessoas e levado para uma prisão em Viena, chamada de Rossauer Lände.

Segundo Michel Ehrlich, coordenador do departamento de História do Museu do Holocausto, Rossauer Lände era inicialmente, um prédio construído da primeira década do século XX durante o período do Império Austro-Húngaro, e que servia como um prédio administrativo e uma prisão com capacidade para 300 presos.

O prédio passou a ser utilizado como um local de encarceramento de prisioneiros políticos em 1934, e em 1938, quando a Alemanha nazista se anexou a Áustria, Rossauer Lände continuou com a mesma funcionalidade, principalmente por sua proximidade com o quartel de Gestapo, onde os prisioneiros eram interrogados e torturados.

A principal característica dessa prisão é que os prisioneiros não permaneciam lá por muito tempo. Era comum utilizarem Rossauer Lände para pressionar opositores políticos a deixarem o país, como aconteceu com Dantine, e com o militante social-democrata Bruno Kreisky (1911-1990), que fugiu para a Suécia e, anos mais tarde, em 1970, se tornou chanceler da Áustria.

Com o começo da Segunda Guerra Mundial, Rossauer Lände se tornou um importante local de passagem dos prisioneiros políticos, que eram interrogados e torturados, para depois serem enviados a campos de concentração, sendo a maioria dos casos para Dachau.

Três meses depois, utilizando a influência da família, Dantine conseguiu conseguiu uma liçença médica e foi enviado para a Califórnia, onde viveria com um amigo. Lá, iniciou sua carreira artística no Pasadena Playhouse e foi notado por um caça talentos da Warner Bros, no qual assinou um contrato.

Embora seja conhecido por sua atuação em Casablanca (1942), a estreia como um personagem nazista ocorreu em 1941, no filme Esquadrilha Internacional, que estrelava o ator Ronald Reagan. Ganharia o primeiro grande papel no filme Revolta!, de 1943, em que interpretou um oficial da SS que lutava contra o personagem do ator Errol Flynn.

Helmut Dantine e a atriz Nancy Coleman em uma cena do filme Revolta! / Créditos: Getty Images

Ganhando notoriedade, se tornou especialista em papeis de nazistas, às vezes interpretando um sádico soldado da SS batalhando contra os Aliados, e outras como um simpático soldado alemão forçado, contra sua própria vontade, a lutar.

Acabaria fazendo participação em outras obras importantes, como Ser ou Não Ser (1942), Os Abandonados (1942), Fugitivos do Inferno (1942), Emboscada em Alto Mar (1942), Perseguidos (1943), Missão em Moscou (1943), Um Sonho em Hollywood (1944), Passagem Para Marselha (1944), o vencedor do Oscar Rosa de Esperança (1942), entre outros. Dantine morreu em 1982, aos 63 anos, em Beverly Hills decorrente de um ataque cardíaco.


+Saiba mais sobre a história com os livros abaixo

A Segunda Guerra Mundial: Os 2.174 dias que mudaram o mundo, Martin Gilbert (2014)

link - https://amzn.to/2KyCdp4

Memórias da Segunda Guerra, Winston Churchill (2017)

link - https://amzn.to/2NXKi8V

A Segunda Guerra Mundial, Antony Beevor (2015)

link - https://amzn.to/2Xs4MJP

Histórias não (ou mal) contadas : Segunda Guerra Mundial, Rodrigo Trespach (2017)

link - https://amzn.to/333j5pL

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.