Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Paleontologia

O papagaio 'gigante' da Nova Zelândia que viveu há mais de 16 milhões de anos

Muito maior do que qualquer papagaio que já tenhamos visto, esta espécie descoberta em 2019 media cerca de 1 metro de altura e pesava 7 quilos

Giovanna Gomes, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 14/05/2021, às 08h00 - Atualizado em 18/01/2022, às 12h31

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Representação do Hércules - Divulgação/Dr Brian Choo/Flinders University
Representação do Hércules - Divulgação/Dr Brian Choo/Flinders University

No ano de 2019, pesquisadores neozelandeses e australianos revelaram um incrível fóssil que pertencia ao maior papagaio que já existiu no planeta.

Com cerca de um metro de altura e sete quilos, o Heracles inexpectatus era um psitacídeo semelhante ao kakapo, hoje existente na região da Nova Zelândia, mesmo local em que foi descoberto o fóssil. No entanto, a antiga ave tinha um porte ainda maior.

A espécie viveu entre 19 e 16 milhões de anos atrás, durante o período Mioceno e seus ossos restos fossilizados foram encontrados, mais especificamente, no sítio paleontológico de St. Bathans, na Ilha Sul do país. Os resultados dos estudos foram publicados no jornal científico Biology Letters.

Incapaz de voar

Por ser pesada, a ave, muito provavelmente, não era capaz de voar, assim como o kakapo. Além disso, como a espécie não devia ter predadores, é improvavel que esse antigo papagaio fosse agressivo.

Kakapo, o maior papagaio existente nosdias de hoje / Crédito: Wikimedia Commons

Dessa maneira, os pesquisadores acreditam que o Héracles se alimentava basicamente de sementes e frutas que se espalhavam pelo chão da floresta. Conforme informou Mike Archer, paleontólogo da Universidade de Nova Gales do Sul (UNSW), o papagaio tinha um bico tão grande que "poderia rachar qualquer coisa pela frente".

Para o professor e paleontólogo da Universidade Flinders Trevor Worthy, no entanto, o animal "pode ​​ter comido até outros papagaios", em razão de seu porte físico.

Quanto ao nome da espécie, é uma referência ao famoso herói grego Héracles, quem ficou conhecido ao redor do mundo por seu nome latino Hércules. A escolha fez todo sentido, já que, assim como o personagem, a ave se apresenta como uma figura de grande força e imponência.

Por que era tão grande?

A ciência explica que o que possibilitou que um papagaio tão grande surgisse é o chamado gigantismo autapomórfico, que, em poucas palavras, se dá quando algumas espécies ocupam um nicho ecológico vazio.

Outra explicação para o fenômeno é o chamado gigantismo insular, que ocorre quando os animais aumentam de tamanho depois que deixam o continente de origem e passam a viver em ilhas isoladas.

Assim como o kakapo, a espécie extinta deveria se alimentar de sementes e frutas / Crédito: Wikimedia Commons

Não há outros papagaios gigantes no mundo", declarou à BBC, Trevor Worthy. "Esse achado é muito significativo", completou o principal autor do estudo. 

Os arqueólogos acreditam que mais espécies antigas podem ser encontradas na região, já que, todos os anos, novas descobertas são realizadas.

"Temos escavado esses depósitos fósseis há 20 anos e, a cada ano, descobrimos novas aves e outros animais... Sem dúvida, há muitas outras espécies 'inimaginadas' a serem descobertas", declarou Worthy à AFP.


+Saiba mais sobre Paleontologia por meio de grandes obras abaixo disponíveis na Amazon:

Paleontologia - Volume 1, de Ismar de Souza Carvalho (2010) - https://amzn.to/34AW7dN

Ascensão e queda dos dinossauros: Uma nova história de um mundo perdido, de Steve Brusatte (2019) - https://amzn.to/2FMUQG7

The Princeton Field Guide to Dinosaurs 2e: Second Edition (Edição Inglês), de Gregory S. Paul (2016) - https://amzn.to/31sHZBj

Paleontologia de Vertebrados, por Valeria Gallo (2012) - https://amzn.to/3jdRniu

Dinos do Brasil, de Luiz E. Anelli (2018) - https://amzn.to/2YxMUPE

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W