Matérias » Personagem

Hermann Göring, o nazista que foi enganado por uma obra falsa

Han Van Meegeren foi um dos maiores falsificadores do século 20, enganando até mesmo o Terceiro Reich

Redação Publicado em 28/06/2020, às 07h00

Hermann Göring
Hermann Göring - Wikimedia Commons

Vênus fajuta não foi a primeira nem a última falsificação que enganou os olhos treinados de Hermann Göring. Na esperança de se tornar o maior colecionador de arte da Europa, o chefe do Exército nazista desembolsou meio milhão de marcos na raríssima obra Cristo com a Mulher Surpreendida em Adultério, do pintor barroco holandês Johannes Vermeer. Na época, a quantia gasta pelo militar equivalia a 5 milhões de dólares. Hoje, chegaria a mais de 80 milhões.

O problema é que o quadro que Göring comprou era mais falso que uma nota de 3 reais. O talentoso artista responsável pela falsificação se chamava Han Van Meegeren. Ele sabia que Göring pagaria qualquer preço por um os menos de quarenta Vermeers
originais existentes. Então, quando os nazistas ocuparam a Holanda, Van Meegeren tratou logo de inventar seu próprio Vermeer, copiando o estilo exato do pintor famoso.  Como ninguém sabia que a obra era falsa, Van Meegeren acabou levando fama de traidor, por ter vendido um patrimônio cultural holandês para o inimigo.

Han Van Meegeren pintando / Crédito: Wikimedia Commons

 

Em 1945, depois da guerra, ele foi formalmente acusado e até poderia ter sido condenado à morte pelo crime de traição. Foi só durante seu julgamento, em 1947, que o falsificador revelou que o crime que cometera era outro. Para provar, ele usou sua técnica infalível e recriou, na frente da polícia, outro famoso quadro de Vermeer, Jesus entre os Doutores. Ficou idêntico. Só faltou fazer o acabamento que daria à pintura o aspecto envelhecido, como se ela tivesse sido feita séculos antes – isso era um segredinho do artista.

Por mais que o caso tenha arrancado suspiros de admiração pelas autoridades do país, não serviu para livrar a barra do falsificador. Em vez da pena de morte, Van Meegeren foi
condenado a apenas um ano de prisão. Mas, duas semanas depois, o artista malandro sofreu um ataque do coração. Menos de um mês mais tarde, Van Meegeren morreu.

Uma das obras falsificadas por Meegeren / Crédito: Wikimedia Commons

 

A revelação de Van Meegeren lançou uma dúvida, que existe até hoje, sobre a autenticidade de várias obras de artistas holandeses. O falsificador foi tão importante que ganhou até biografia, escrita pelo irlandês Frank Wynne. Nas páginas de Eu Fui Vermeer: A Lenda do Falsário que Enganou os Nazistas, consta um relato sobre a reação de Hermann Göring ao descobrir que tinha sido enganado.

Segundo Wynne, foi nesse momento que o líder militar nazista, responsável por ataques sanguinários em nome de uma guerra horrível, “se deu conta da existência do mal pela primeira vez”. Dizem que o quadro falso comprado por Göring ainda existe. A obra estaria guardada nos porões de alguma galeria de arte holandesa.


O texto desta reportagem, presente na edição 152, foi extraído do livro História Bizarra da Segunda Guerra Mundial Otavio Cohen, Editora Planeta


+Saiba mais sobre a Segunda Guerra Mundial por meio das obras disponíveis na Amazon:

Box Memórias da Segunda Guerra Mundial, de Winston Churchill (2019) - https://amzn.to/2JWtKex

A Segunda Guerra Mundial, de Antony Beevor (2015) - https://amzn.to/2Rr2xFa

A Segunda Guerra Mundial: Os 2.174 dias que mudaram o mundo, de Martin Gilbert (2014) - https://amzn.to/34DnO3T

Os mitos da Segunda Guerra Mundial, de Vários Autores (2020) - https://amzn.to/2VdiMXa

Continente selvagem: O caos na Europa depois da Segunda Guerra Mundial, de Keith Lowe (2017) - https://amzn.to/2RqF32D

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W