Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Personagem

Herói de quatro patas: A história de Roselle, a cadela-guia que salvou seu dono no 11 de setembro

Deficiente visual, Michael conseguiu escapar da tragédia graças ao auxílio de sua labradora

Ingredi Brunato, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 18/07/2021, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia de Roselle e Michael - Divulgação / Twitter/ Arquivo Pessoal
Fotografia de Roselle e Michael - Divulgação / Twitter/ Arquivo Pessoal

É um fato que cães-guias tornam o dia a dia de deficientes visuais muito mais fácil ao servir como seus olhos. Roselle, todavia, foi uma cachorra que cumpriu não apenas aquilo para o qual foi treinada, mas também garantiu a sobrevivência de seu dono em um momento de perigo, transformando-se em uma verdadeira heroína. 

Michael Hingson, que sofre de cegueira e também era o dono da labradora dourada que protagoniza essa história, estava no World Trade Center, o complexo de escritórios dos Estados Unidos onde se localizavam as Torres Gêmeas, no dia em que desabaram. 

Foi um dia marcado pela tragédia, a destruição e o luto. Em meio à tanta tristeza, todavia, um homem deficiente e sua cadela puderam escapar dos prédios sãos e salvos. 

A data fatídica 

Roselle passava o dia com Michael, descansando embaixo de sua mesa no trabalho. Quando os aviões colidiram contra o local e todos começaram a fugir, ela foi fundamental para garantir que, a despeito de sua impossibilidade de enxergar o caminho, ele conseguisse seguir em direção à saída entre a multidão em desespero. 

“Eu não estaria vivo hoje se não fosse por Roselle”, contou o estadunidense em uma entrevista para a revista People em 2011, uma década depois do ocorrido. Infelizmente, na data da publicação, a cachorra já havia falecido devido à idade avançada e a um distúrbio autoimune. 

O desmoronamento da Torre 2 ocorreu pouco depois da dupla ter chegado ao lado de fora, de forma que eles ainda precisaram se esforçar para se afastar da área que era rapidamente enchida de poeira e destroços caindo do céu. 

Trabalho em equipe 

“Se eu não tivesse Roselle e dependesse de uma bengala, teria ficado muito mais vulnerável no caos e no pânico. Mas ela estava me guiando e eu a encorajando. Foi um verdadeiro trabalho de equipe”, relatou também Michael, que ficou em uma situação ainda mais vulnerável quando sua vida dependia de fugir rapidamente em um ambiente tomado por gritos e outros barulhos.

Felizmente, ele tinha sua labradora para substituir os sentidos que não podia usar naquele momento. O homem descreveu ao veículo que os dois possuíam uma relação “muito interdependente”, algo que também transpareceu durante a manhã de 11 de setembro, com um acalmando o outro. 

Fotografia de Michael com Roselle / Crédito: Divulgação/ https://michaelhingson.com / Arquivo Pessoal 

A história inspiradora dos dois foi recontada por Hingson durante palestras inúmeras vezes após o trágico episódio, com o homem viajando através dos Estados Unidos para falar de sua experiência e permitir que mais pessoas conhecessem sua heroína canina. 

“Ela era uma cadela incrível que me ensinou muito sobre paciência e amor incondicional. E quando me lembro de como ela se comportou naquela manhã de 2001, acho que a coisa mais poderosa que ela me ensinou foi que trabalhar juntos é a coisa mais poderosa que podemos fazer”, concluiu ainda o homem para a revista People. 

A labradora morreu aos 13 anos de idade na presença de Michael e sua família. 


+Saiba mais sobre o 11 de Setembro por meio das obras disponíveis na Amazon

Grandes Mistérios da História: A teoria da conspiração e os segredos por trás dos acontecimentos, de Sérgio Pereira Couto (2015) - https://amzn.to/2QHjs6p

Plano de ataque: A história dos vôos de 11 de setembro, de Ivan Sant'Anna (2014) - https://amzn.to/2Fz4SHB

The Big Bamboozle: 9/11 and the War on Terror (Edição Inglês), de Philip Marshall (2012) - https://amzn.to/2s9WXgN

A Comissão: A História Sem Censura Da Investigação Sobre O 11 De Setembro, de Philip Shenon (2013) - https://amzn.to/2NaNf5a

11 de Setembro de 2001 - A queda das torres gêmeas de Nova York, de José Carlos Sebe Bom Meihy (2005) - https://amzn.to/2uzkCbs

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W