Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Armênia

Herói improvável: como o campeão de natação Shavarsh Karapetyan salvou vidas

Em 1976, o nadador arriscou sua vida para resgatar dezenas de pessoas de um lago congelante após um trólebus ter caído no local

Giovanna Gomes Publicado em 19/01/2021, às 11h47

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O campeão Shavarsh com algumas de suas medalhas - Divulgação/Facebook
O campeão Shavarsh com algumas de suas medalhas - Divulgação/Facebook

Era uma manhã de quinta-feira na capital armênia Yerevan quando um trólebus com 92 passageiros perdeu o controle e caiu em um lago. Em um momento assustador e até mesmo inesperado, Shavarsh Karapetyan, um campeão de natação que corria pelas proximidades naquele 16 de setembro, se deparou com o estrondo do acidente e logo se dirigiu até o local. 

O veículo estava a 10 metros da superfície e a maioria das vítimas estava inconsciente e submersa em águas congelantes. Mas Shavarsh se propôs a salvar aquelas vidas e pulou sem nem pensar duas vezes, afinal, aquelas pessoas estavam em uma caótica situação.

O trólebus caiu no lago Yerevan / Crédito: Divulgação

Salvando vidas

Com os pés, Shavarsh quebrou as janelas do automóvel. Assim, passou a resgatar um passageiro por vez. Com suas costas e membros inferiores cheios de cacos de vidro, o campeão realizou 30 mergulhos no total, conforme documentado. Enquanto isso, seu irmão, o também nadador Kamo Karapetyan, cuidava das pessoas que Shavarsh levava à superfície. Vinte delas conseguiram sobreviver.

O portal Estação Armênia relata que quando questionado acerca de qual teria sido pior momento do resgate, o nadador declarou: "Eu sabia que poderia salvar aquelas vidas, eu tinha medo de cometer algum erro. Estava tão escuro lá em baixo que praticamente não via nada. Em um dos meus mergulhos eu acidentalmente agarrei um assento ao invés de um passageiro… Eu poderia ter salvo uma vida. Aquele assento ainda me assombra nos meus pesadelos.”

Shavarsh (ao centro) salvou a vida de vinte pessoas / Crédito: Divulgação

Nadador herói

Após o 30º mergulho, Shavarsh perdeu a consciência, permanecendo nesse estado durante 46 dias. Ele acabou sendo vítima de uma contaminação devido à poluição da água. Mas também encontrou outros problemas de saúde. Enfrentou uma grave pneumonia, de modo que ficou entre a vida e a morte.

Contrariando as expectativas de parte dos médicos, o campeão conseguiu se recuperar. Contudo, não poderia mais competir. 

Ao longo de sua carreira como atleta, o campeão de natação da antiga União Soviética conquistou 11 recordes mundiais, tendo sido 17 vezes campeão mundial, 13 vezes campeão europeu e 7 vezes campeão soviético.

Shavarsh em foto recente / Crédito: Divulgação

Anos mais tarde, ele realizou um ato heroico mais uma vez. Em 19 de Fevereiro de 1985 Shavarsh Karapetyan resgatou pessoas que estavam em um prédio em chamas. Sem se importar com as queimaduras graves em seu corpo, que depois fariam com que ele tivesse de passar mais um tempo no hospital, seu objetivo era salvar vidas.

Hoje, Shavarsh vive em Moscou, na Rússia e diante de tantos episódios marcantes, recebeu uma medalha da UNESCO. Já em 1986, um asteroide recebeu seu nome, o 3027 Shavarsh.


+Saiba sobre a Armênia através de grandes obras disponíveis na Amazon:

History of Armenia: A Captivating Guide to Armenian History, Starting from Ancient Armenia to Its Declaration of Sovereignty from the Soviet Union, de Captivating History - https://amzn.to/3qsK61I

Uma História Real do Genocídio Armênio: Os diários do meu avô, de Marcelo Arakelian - https://amzn.to/35TATry

Children of Armenia: A Forgotten Genocide and the Century-long Struggle for Justice, de Michael Bobelian - https://amzn.to/2LDJesB

O rumor do tempo e Viagem à Armênia, de Óssip Mandelstam - https://amzn.to/35TXOml

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W