Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / David Bowie

Heterocromia? Lentes? Por que a cor dos olhos de David Bowie eram diferentes?

David Bowie sempre foi uma figura de visual extravagante, e uma de suas principais características eram os olhos diferentes

Éric Moreira, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 08/08/2022, às 16h14 - Atualizado em 17/09/2022, às 17h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
David Bowie, cantor de rock britânico - Divulgação/YouTube/GionoYT / Divulgação/YouTube/ReelzChannel
David Bowie, cantor de rock britânico - Divulgação/YouTube/GionoYT / Divulgação/YouTube/ReelzChannel

David Bowie foi um músico britânico que fez muito sucesso principalmente nas décadas de 1970 e 1980, conhecido principalmente pelas canções 'Heroes', 'Starman' e 'Under Pressure'. O artista ainda era, além de inspiração musical para diversas pessoas, também modelo de estilo e moda, adotando um visual bastante chamativo e marcante na época.

Grande exemplo de sua extravagância na forma de se vestir é o apelido de 'camaleão do rock' que Bowiecarregava, graças às maquiagens que utilizava, cabelos coloridos e seus olhos de cores diferentes. No entanto, ao contrário do que muitos imaginavam antigamente, os olhos do artista não eram propositalmente diferentes.

David Bowie, cantor britânico que era conhecido também como 'camaleão do rock'
David Bowie, cantor britânico que era conhecido também como 'camaleão do rock' / Divulgação/YouTube/ReelzChannel

Segundo a Express UK, algumas pessoas acreditavam que o músico era cego de um olho; outras, por sua vez, apenas supunham que ele utilizava lentes de contato para incrementar o visual; porém, ambas as opções são erradas — e a diferença também não pode ser justificada por heterocromia, condição em que a íris de um olho é diferente do outro.

O que fazia com que os olhos de Bowie fossem diferentes, de fato, era uma condição chamada de anisocoria — quando as pupilas dos dois olhos possuem tamanhos diferentes.

Em 1987, o cantor explicou em entrevista durante a Glass Spider Tour que adquiriu a divergência em suas pupilas após ter sido atingido por um soco no olho esquerdo, durante uma briga na adolescência.

Durante um período de sua carreira, na década de 1970, Bowie se apresentava usando um tapa-olho
Durante um período de sua carreira, na década de 1970, Bowie se apresentava usando um tapa-olho / Foto por AVRO pelo Wikimedia Commons

Ainda, apesar de conseguir ver com os dois olhos, o golpe foi tão grave que ele precisou realizar diversas cirurgias ao longo de quatro meses, e por isso nunca mais recuperou completamente a visão do olho atingido, como informa a Who Magazine.

Quando tinha 12 ou 13 anos, entrei numa briga e me acertaram no olho. Isso rompeu um dos músculos no fundo [do olho], o que mantém a pupila sempre dilatada. Por isso parece escuro, mas na verdade é a mesma cor [...] Eu enxergo um pouco, mas é embaçado. Mas o outro [olho] é muito bom", contou Bowie, como informado pela Rolling Stone Brasil.

Outro lado da história

Em 2016, ano em que David Bowie veio a falecer, George Underwood, o colega que teria atingido o artista no olho durante a adolescência, contou outra versão da história sobre a briga ao The Tab. Segundo ele, o início da discussão se deu em sua festa de 15 anos, e o motivo da briga foi o fato de eles gostarem de uma mesma garota na época.

[A festa] era um truque falar com ela. Antes dela ir embora eu perguntei se eu poderia encontrá-la no clube de jovens dela na quarta-feira às sete horas da noite", contou.

Em seguida, continuou a história: "quando eu estava para encontrá-la, David me ligou e disse que ela não queria me ver, porque ela queria sair com ele - o que era mentira […] Eu fui até o clube de jovens mais tarde e as amigas dela me disseram que ela estava esperando por mim há uma hora."

Então, os dois de fato brigaram e, segundo George, ele atingiu o olho do amigo com a unha por acidente. Então, de fato, Bowie precisou passar por tratamento que terminou deixando os olhos com aparências diferentes.


O site Aventuras na História está no Helo! Não fique de fora e siga agora mesmo para acessar os principais assuntos do momento e reportagens especiais. Clique aqui para seguir.