Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Curiosidades

How-to: 11 dicas totalmente úteis, da década de 1910

As caixas de cigarro da época traziam cartões com lifehacks – truques para o dia a dia – impressionantemente úteis até hoje

Paula Lepinski Publicado em 21/10/2019, às 11h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Como remover partículas dos olhos - The New York Public Library
Como remover partículas dos olhos - The New York Public Library

O termo lifehacks, dicas para a o dia a dia, pode ser novo, mas a ideia está aí desde sempre. E os primeiros a faturar em cima dele não foram revistas, mas a indústria do tabaco, não muito famosa por ajudar a vida de ninguém.

Os cartões em maços de cigarro se tornaram um brinde comum a partir de 1875. A maioria trazia anúncios e fotos de celebridades da época. Hoje, esses cartões podem valer uma fortuna. Um deles, com a foto do jogador de beisebol Honus Wagner, foi vendido por $2.8 milhões em 2007.

Na década de 1910, as empresas britânicas Gallaher Ltd e Imperial Tobacco lançaram a série How-to, trocando famosos e propagandas por algo mais útil. Eles consideraram todos os cenários possíveis – desde criar um extintor de incêndio caseiro até parar um cavalo em alta velocidade.

Graças à biblioteca digital da The New York Public Library, temos acesso a 100 desses cartões. Confira alguns desses truques que ainda são extremamente úteis. Ou, no mínimo, curiosos.

Como remover uma farpa

Crédito: Gallaher Ltd e Imperial Tobacco

Uma farpa encravada na mão pode ser bem dolorosa para extrair. Um bom meio para atingir isso é encher uma garrafa de boca larga com água quente até a borda e pressionar a mão firmemente contra a boca da garrafa. A sucção vai puxar a carne e o vapor rapidamente vai se encarregar da farpa.

Como criar um extintor de incêndio

Crédito: Gallaher Ltd e Imperial Tobacco

Dissolva uma libra (453 gramas) de sal e meia libra de sal amoníaco para cerca de dois quartos (2272 ml) de água. Armazene a mistura em garrafas de vidro fino – um quarto em cada garrafa. Em caso de incêndio, atire uma ou mais das garrafas nas chamas, e uma conflagração séria provavelmente será evitada.

Como acender um fósforo no vento

Crédito: Gallaher Ltd e Imperial Tobacco

A dificuldade familiar de acender um fósforo no vento pode ser superada em grande parte se pequenas lascas são cortadas do palito em direção à cabeça, como mostrado na figura. Ao acendê-lo, as lascas encurvadas devem pegar fogo imediatamente; a chama é mais forte e tem uma melhor chance.

Como recolher vidro quebrado

Crédito: Gallaher Ltd e Imperial Tobacco

Para recolher cacos de vidro de forma rápida e limpa, um pano macio e úmido será mais eficaz, já que ele é capaz de recolher todos os cacos pequenos. O melhor plano é usar um pedaço de pano velho que pode ser jogado fora junto com o vidro.

Como carregar uma jarra pesada

Crédito: Gallaher Ltd e Imperial Tobacco

A imagem dá uma dica útil para carregar jarras pesadas. A forma correta de segurá-las é mostrada na figura da direita. Isso evita que o peso puxe a jarra para baixo e derrube o conteúdo, como é provável que aconteça se carregada da outra forma.

Acendendo um cigarro com um pedaço de gelo

Crédito: Gallaher Ltd e Imperial Tobacco

Um truque surpreendente é baseado na propriedade química do potássio de entrar em combustão em contato com água. Coloque um pedaço de potássio na ponta do cigarro e toque-o com um pedaço de gelo; o resultado vai ser uma chama que vai acender o cigarro, para a surpresa dos seus amigos.

Como evitar manchar as roupas

Crédito: Gallaher Ltd e Imperial Tobacco

Para evitar que a tinta de tecidos coloridos manchem outros tecidos quando lavados juntos, os tecidos coloridos devem ser mergulhados em uma solução de água com sal. Dois punhados de sal para um galão de água é uma boa proporção; os tecidos coloridos devem ficar de molho na solução por cerca de 24 horas.

Uma cura simples para o catarro

Crédito: Gallaher Ltd e Imperial Tobacco

Pegue uma pitada de sal de cozinha e coloque dentro das narinas, da mesma forma que você faria com uma pitada de rapé. Em seguida, gargareje com água morna, tendo cuidado para não engoli-la. Faça isso todos os dias antes do café da manhã.

Como remover partículas do olho

Crédito: Gallaher Ltd e Imperial Tobacco

O problema pode ser superado se óleo de amêndoa doce ou óleo de rícino for pingado no canto do olho. A figura mostra um método de pingar a gota de óleo com um pincel. Se a partícula for de argamassa ou de limão, banhe o olho em vinagre diluído em água.

Como fazer um simples trinco de portão

Crédito: Gallaher Ltd e Imperial Tobacco

Um trinco de portão no formato comum permite que o portão abra sozinho. A imagem mostra um formato que resolve o problema. Quando colocado na abertura do portão, o trinco vai ficar posicionado para manter o portão fechado, já que a maior parte do peso do trinco está abaixo do pivô.

"Mate essa mosca."

Crédito: Gallaher Ltd e Imperial Tobacco

Moscas espalham todo o tipo de doenças, e é essencial mantê-las sob controle. Como resultado de experimentos, foi descoberto que uma pequena quantidade de bórax salpicado diariamente na lata de lixo vai parar a reprodução delas naquele indesejável local de proliferação de germes.


Conheça outras obras disponíveis da The New York Public Library:

1. Peculiar Questions and Practical Answers: A Little Book of Whimsy and Wisdom from the Files of the New York Public Library (2019) - https://amzn.to/2MznCen

2. Hudson-Fulton Exhibition Made by the New York Public Library (Lenox Library Building) September 1909 (2019) - https://amzn.to/2BBa8Z7

3. List of Works in the New York Public Library Relating to Persia (2019) - https://amzn.to/2MzRaIY

4. Assyria and Babylonia: A List of References in the New York Public Library (2019) - https://amzn.to/2J6zEtp

5. Submarines: A List of References in the New York Public Library (2019) - https://amzn.to/35QFid2

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível de produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.