Matérias » Guerra Fria

5 personagens de HQ's que surgiram na Guerra Fria

Em um contexto de polarização e conflitos ideológicos, a Marvel criou heróis memoráveis que retratavam esse período

Victória Gearini Publicado em 14/11/2019, às 14h30 - Atualizado às 16h00

Personagens do universo Marvel
Personagens do universo Marvel - Wikimedia Commons

O período da Guerra Fria (1947 – 1991) foi marcado pela espionagem, propagandas em massa e ameaças de armas atômicas. Diante desse cenário de instabilidade política e de polarização, as manifestações artísticas e culturais fortaleceram-se ao redor do mundo. Por isso, nessa época, foram criados super-heróis que pudessem transmitir um sentimento de esperança para a população.

1. Quarteto Fantástico

Quarteto Fantástico, lançado em 1961, é o primeiro gibi da Marvel em que Stan Lee faz parceria com o desenhista Jack Kirby. A história foi publicada pouco tempo depois do cosmonauta soviético Yuri Gagarin ir para o espaço. O governo norte americano queria passar a ideia de que o programa espacial da União Soviética era imprudente e por isso poderia gerar diversos acidentes — assim como aconteceu com os personagens.

Crédito: Wikimedia Commons

 

2. O Incrível Hulk

O Incrível Hulk é a segunda HQ de Stan Lee em parceria com Jack Kirby, lançada originalmente em 1962 e, dessa vez, abordando temas como os projetos secretos do governo e a instabilidade da população. O personagem principal, Bruce Banner, é um grande físico que trabalha em conjunto com o governo para criar a Bomba Gama, uma arma nuclear com alcance aniquilador. Ao ficar exposto à radiação, durante um acidente, o físico se transforma no Incrível Hulk — que, mais tarde, tornou-se um dos heróis mais famosos do universo da Marvel. 

Crédito: Wikimedia Commons

 

3. Homem de Ferro

Publicada pela primeira vez em 1963, a obra está relacionada com o período da Guerra Fria, mais especificamente com a Guerra do Vietnã. Nas primeiras histórias, o Homem de Ferro participa da invasão. Em paralelo com a realidade, a narrativa faz referência ao grande investimento dos Estados Unidos na indústria bélica, com o intuito de combater as possíveis ameaças comunistas no país asiático.

Crédito: Wikimedia Commons

 

4. X-men

A palavra “mutante” era um termo científico usado para se referir as vítimas da tragédia de Hiroshima e Nagasaki. Outro ponto importante que vale a pena ressaltar são os conflitos raciais presentes na HQ e que têm relação direta com a época da Guerra Fria, pois o racismo presente na cultura norte-americana sempre foi um dos aspectos negativos levantados pela URSS.

Crédito: Wikimedia Commons

 

5. Homem Aranha

A primeira aparição do Homem Aranha ocorreu em 1962, no último número do gibi Amazing Fantasy, que contava histórias de terror e ficção científica. Em um contexto de experimentos incertos, Peter Parker é picado por uma aranha radioativa, fazendo alusão — mais uma vez — aos estudos científicos secretos do governo. Por conta do sucesso, anos mais tarde, o personagem estrela seu próprio gibi.

Crédito: Wikimedia Commons

 


Saiba mais sobre estas HQ's:

1. Livro Marvel Quarteto Fantástico A Vinda De Galactus, de Stan Lee e Jack Kirby (2015) - https://amzn.to/34XDH3P

2. Livro Marvel O Incrível Hulk - O Monstro Está Solto, de Stan Lee e Jack Kirby (2016) - https://amzn.to/3513KHv

3.Livro Marvel O Invencível Homem De Ferro Tragédia E Triunfo, de Stan Lee (2016) - https://amzn.to/350jafa

4. Surpreendentes X-Men, de Joss Whedon (2019) - https://amzn.to/374foDp

5. O Espetacular Homem-Aranha, de Stan Lee (2019) - https://amzn.to/359nQQ3

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.