Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Vitrine / Guerra Fria

De Hulk a Homem de Ferro: 5 heróis da Marvel que surgiram durante a Guerra Fria

Confira os personagens que retratam o contexto de polarização e conflitos ideológicos do século 20

Victória Gearini Publicado em 15/03/2024, às 15h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Capa de divulgação do filme Os Vingadores (2012) - Divulgação / Walt Disney Studios
Capa de divulgação do filme Os Vingadores (2012) - Divulgação / Walt Disney Studios

O contexto da Guerra Fria (1947 – 1991) ficou marcado na História como um período de espionagem, propagandas em massa e ameaças de armas atômicas. Em decorrência deste cenário de instabilidade política e de polarização, as manifestações artísticas e culturais ganharam força em todo o mundo. Como forma de transmitir um sentimento de esperança para a população, autores criaram super-heróis que pudessem contextualizar as nuances do século 20.

Confira abaixo os personagens da Marvel que retratam este período da Guerra Fria:  

1. Quarteto Fantástico

Elenco do filme Quarteto Fantástico (2005) / Crédito: Divulgação / 20th Century Fox

Quarteto Fantástico foi lançado em 1961 e é a primeira HQ da Marvel em que Stan Lee fez parceria com o desenhista Jack Kirby. A história foi publicada pouco tempo depois do cosmonauta Yuri Gagarin ser enviado ao espaço. Na época, o governo estadunidense promoveu uma propaganda negativa sobre o programa espacial da União Soviética, retratando o governo soviético como imprudente e que poderia gerar diversos acidentes — assim como aconteceu com os personagens.


2. O Incrível Hulk

Personagem Hulk / Crédito: Divulgação / Pixabay

O Incrível Hulk é a segunda HQ de Stan Lee em parceria com Jack Kirby, lançada originalmente em 1962. Nesta história o tema abordado são os projetos secretos desenvolvidos pelo governo e a instabilidade da sociedade. Bruce Banner, é o personagem principal desta história, considerado um grande físico que trabalha em parceria com o governo para criar a Bomba Gama — uma arma nuclear com alcance devastador e aniquilador da raça humana. Entretanto, ao ficar exposto à radiação, durante um acidente, o físico se transforma no Incrível Hulk — que, mais tarde, consagrou-se como um dos heróis mais famosos do universo Marvel. 


3. Homem de Ferro

Personagem Homem de Ferro / Crédito: Divulgação / Pixabay

Publicada originalmente em 1963, a obra do Homem de Ferro também está relacionada ao período de polarização da Guerra Fria, mais especificamente com a Guerra do Vietnã. Nas primeiras histórias, o Homem de Ferro participa da invasão promovida pelo governo estadunidense ao território do Vietnã. Em paralelo com a realidade, a narrativa faz referência ao grande investimento dos Estados Unidos na indústria bélica, com o intuito de combater as possíveis ameaças comunistas no país asiático.


4. X-men

Elenco do filme X-Men (2014) / Crédito: Divulgação / 20th Century Fox

Durante o século 20, a palavra “mutante” era um termo científico utilizado em massa, para se referir as vítimas da tragédia de Hiroshima e Nagasaki. Além disso, os conflitos raciais presentes na HQ fazem alusão, diretamente, a polarização e discriminação racial recorrente durante a Guerra Fria — fator que a União Soviética sempre questinou o governo estadunidense.


5. Homem Aranha

Personagem Homem Aranha / Crédito: Divulgação / Pixabay

A primeira aparição do Homem Aranha ocorreu em 1962, no último número da Amazing Fantasy — revista que contava histórias de terror e ficção científica. A trama aborda a história de Peter Parker, que em um contexto de experimentos incertos, o jovem é picado por uma aranha radioativa, fazendo alusão — mais uma vez — aos estudos secretos e macabros do governo. O sucesso foi tão grande, que anos mais tarde o personagem estrelou sua própria HQ.


+Saiba mais sobre o tema por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Guerras Secretas. Edição Especial, de Jim Shooter (2019) - https://amzn.to/34RG7Cz

Box Marvel Guerra Civil: Guerras secretas, de Alex Irvine e Stuart Moore (2016) - https://amzn.to/2ImvIYe

A História Do Universo Marvel, de Mark Waid (2020) - https://amzn.to/3j07C2d

O Espetacular Homem-Aranha Edição Definitiva Vol. 11, de Gerry Conway (2023) - https://amzn.to/3Pspm9h

Homem de Ferro: Extremis: Marvel Essenciais, de Warren Ellis (2021) - https://amzn.to/3IJrupe

Os Fabulosos X-Men: Edição Definitiva Vol. 7, de Chris Claremont (2023) - https://amzn.to/43ieKzq

Biblioteca Histórica Marvel. O Surfista Prateado - Volume 1, de Stan Lee (2018) - https://amzn.to/2GHrjyI

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W