Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Bizarro

Abdução alienígena? A misteriosa morte de Zigmund Adamski

Na década de 1980, um mineiro polonês foi encontrado morto em circunstâncias inexplicáveis, alimentando as mais diversas teorias da conspiração

Alana Sousa Publicado em 13/12/2019, às 12h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena de A Guerra dos Mundos de HG Wells, de 1953 - Getty Images
Cena de A Guerra dos Mundos de HG Wells, de 1953 - Getty Images

Era 6 de junho de 1980, o mineiro polonês Zigmund Adamski saiu de casa por volta das 15h45, seu objetivo era comprar batatas e voltar para casa. No entanto, não foi isso aconteceu. Quase 40 anos depois, sua morte ainda permanece um mistério e dá espaço para diversas teorias da conspiração: teria sido ele morto em um crime perfeito ou até mesmo abduzido por alienígenas? Essa resposta nem as autópsias mais aprofundadas conseguiram dar.

Ao anoitecer, a esposa de Adamski começou a ficar preocupada com o sumiço do marido e contatou a polícia que iniciou uma longa busca pela região. Até que cinco dias depois, o corpo do mineiro foi localizado. Zigmund estava no topo de uma mina de carvão, a 32 quilômetros de sua casa.

Trevor Parker, que trabalhava na região foi o responsável por encontrar o cadáver e ligou para a delegacia. O local foi a primeira da sequência de características incomuns que rodearam a morte de Zigmund. A mina de carvão era um lugar isolado e de difícil acesso, só seria possível chegar de caminhonete ou algum outro veículo com resistência, mas não a pé.

Morte misteriosa

Chegando ao local, a polícia realizou os primeiros exames no corpo, o detetive Alan Godfrey fez uma rápida autópsia e constatou que o morto estava de bruços, o terno continuava intacto, mas a camisa havia sumido, a carteira e o relógio também desapareceram, os sapatos estavam amarrados com um força extrema — fazendo com que os pés da vítima ficassem roxos.

Alan Godfrey / Crédito: Wikimedia Commons

Após um exame mais profundo, feito pelo médico legista Alan Edwards, foi documentado que o corpo estava limpo (sem marcas de carvão) e apresentava leves marcas de queimadura no pescoço e ombros, mas os órgãos não aparentavam qualquer sinal de lesão ou de terem passado por uma situação traumática.

Edwards concluiu que os pêlos — tais como barba e cabelo — e as unhas de Adamski não haviam crescido, e que a comida em seu estômago não tinha sido digerida no estômago, apesar de ter sido inserida cinco dias antes. Era como se o tempo não tivesse passado para a vítima. A hora da morte foi dada entre as 11h e 13h do dia 11 de junho, mesma data na qual o cadáver foi encontrado.

Um dos aspectos mais misteriosos envolvendo a morte do mineiro foi que em cima das queimaduras havia uma substância gelatinosa verde amarelada. Apesar de inúmeras pesquisas realizadas ao longo dos anos, nunca foi possível definir qual era a sua origem.

Abdução alienígena

Incapaz de fornecer uma informação exata sobre a morte, o laudo médico atestou o óbito como parada cardíaca por insuficiência pulmonar. O resultado não convenceu muitas pessoas que acompanhavam o caso, algo que abriu espaço para a criação de teorias da conspiração.

Assassinato e sequestro foram uma das possibilidades consideradas, porém Zigmund não possuía inimigos, dívidas ou bens materiais que pudessem motivar criminosos. O estado do corpo também derrubou a teoria, por não apresentar sinais que encaixassem como uma morte violenta.

 Zigmund Adamski / Crédito: Wikimedia Commons

Outra teoria bastante citada foi a de abdução alienígena. Todmorden, localizada perto de West Yorkshire, cidade na qual o mineiro morava, era conhecida por registrar um alto número de relatos de pessoas que afirmavam ter tido contatos e experiências com extraterrestres. Para estudiosos de Ufologia, o caso foi um Contato de Sexto Grau, que de acordo com a Escala de Hynek, é quando existe um incidente com um OVNI que provoca ferimentos ou a morte imediata do ser humano.

Quase 40 anos depois do incidente, a morte de Zigmund Adamski permanece um dos maiores mistérios da década de 1980, sem qualquer esperança de um dia ser solucionado.


+Saiba mais sobre casos de mistério através das obras abaixo

1. Grandes Mistérios da História: A teoria da conspiração e os segredos por trás dos acontecimentos, de Sérgio Pereira Couto (2015) - https://amzn.to/2DLOmmO

2. Sociedades Secretas, de Sérgio Pereira Couto (2013) - https://amzn.to/2rhJxio

3. Sociedades secretas Illuminati, de Sérgio Pereira Couto (2013) - https://amzn.to/34VFgjb

4. Contos de Terror: Fantasmas no Brasil - Casos Reais,  Rogério Garcia (e-book) - https://amzn.to/2MIme7W

5. Alienígenas no Passado do Brasil: Casos insólitos antes de 1947, Edison Boaventura Júnior (e-book) - https://amzn.to/2JGooVg

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.