Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Personagem

Aleister Crowley: Amor livre, masturbação e homossexualidade

A denominada magia sexual crowleyana, abordava temas como de relações de poder entre homens e mulheres no sexo

M.R. Terci Publicado em 21/03/2020, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ilustração de Crowley - Divulgação/Christopher Ulrich
Ilustração de Crowley - Divulgação/Christopher Ulrich

Aleister Crowley cultivou ao longo de sua má-afamada existência, uma fama dos diabos. A imprensa britânica rotulou-o de o homem mais perverso do mundo, enquanto ele mesmo se vangloriava de ser A Grande Besta.

Sem dúvida, o ocultista mais influente, foi também o mais polêmico do século 20. Crítico severo das convenções sociais e religiosas, Crowley apoiou publicamente a Alemanha na Primeira Guerra Mundial, foi viciado em opiáceos e muitos dos que se associaram a ele morreram tragicamente em circunstâncias misteriosas.

Notório transgressor da moral vitoriana, das concepções esotéricas e das práticas mágicas mais ousadas de sua época, Crowley operou uma verdadeira interface entre a ciência do sexo e a arte erótica tântrica que chegava à Europa, quebrando tabus sobre o corpo, gênero e sexualidade.

Aleister Crowley / Crédito: Wikimedia Commons

Em 1920, décadas antes do surgimento do amor livre e do movimento hippie, acompanhado por sua mulher, a filha recém-nascida e sua amante, Crowley se mudou para uma localidade isolada na cidade de Cefalù, na Itália, quintal de Mussolini.

Ali, o mago fundou a Abadia de Thelema, uma espécie de anti-monastério e comunidade alternativa, onde seus habitantes viviam suas vidas “não de acordo com as leis, estatutos ou regras, mas de acordo com sua vontade e com seu prazer”.

Sustentada pelas mensalidades dos acólitos, essa utopia idealística funcionou por muitos anos como modelo de sua escola mágica, o Collegium ad Spiritum Sanctum, cujo programa de ensino incluía adorações diárias ao Sol, Yoga e práticas e rituais regulares baseados em seus próprios escritos

A denominada magia sexual crowleyana abordava temas como amor livre, masturbação, homossexualidade e relações de poder entre homens e mulheres no sexo.

Símbolo da Thelema / Crédito: Wikimedia Commons

Seduzidos por esse estilo de vida, famosos e anônimos, ricos e pobres, começaram a viver em sua comunidade que crescia cada vez mais. Mas logo a Abadia e seu mestre viriam a se tornar alvos de muitos rumores, o que resultaria na sua deportação, após a morte de um dos thelemistas.

Orgias sexuais, sacrifícios de crianças e animais, uso de drogas e bestialidade eram relatadas pelos habitantes da circunvizinhança e pela imprensa britânica.

Crowley jamais admitiu tais acusações, mas igualmente nunca as negou.


M.R. Terci é escritor e roteirista; criador de “Imperiais de Gran Abuelo” (2018), romance finalista no Prêmio Cubo de Ouro, que tem como cenário a Guerra Paraguai, e “Bairro da Cripta” (2019), ambientado na Belle Époque brasileira, ambos publicados pela Editora Pandorga.


++Saiba mais sobre Crowley e a Thelema através de grandes obras disponíveis na Amazon

Os Livros Sagrados De Thelema, de Aleister Crowley - https://amzn.to/2qsEDhG

O Livro da Lei, de Aleister Crowley - https://amzn.to/33NXtOB

Goetia Ilustrada De Aleister Crowley, de Lon Milo Duquette - https://amzn.to/33JsvqW

Aleister Crowley, de Martin Hayes - https://amzn.to/2BrMFcW

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/3b6Kk7du