Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Crimes

Bonnie e Clyde: 86 anos da morte do mais famoso casal de criminosos da História

Em uma intensa saga repleta de amor, morte e crimes; num dia como esse, em 1934 policiais executavam a tiros a emblemática dupla

Alana Sousa Publicado em 23/05/2020, às 00h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Bonnie Parker posa com seu parceiro Clyde Barrow, em 1932 - Getty Images
Bonnie Parker posa com seu parceiro Clyde Barrow, em 1932 - Getty Images

O casal criminoso mais famoso dos Estados Unidos, e talvez do mundo, produto de filmes, séries e livros, Bonnie e Clyde fascinam as pessoas até hoje por suas trajetórias fora da lei.

Após uma infância pobre no estado do Texas, e de um primeiro casamento prematuro, Bonnie Parker conheceu aos 20 anos, em seu trabalho como garçonete, o homem que viria a ser seu parceiro no crime: Clyde Barrow.

Clyde cresceu no estado do Kansas e praticou pequenos furtos desde a adolescência. Foi preso pela primeira vez aos 17 anos. Na segunda vez, foi capturado junto ao seu irmão após roubar perus de uma propriedade privada.

De acordo com o historiador John Neal Phillips, o objetivo de vida de Clyde era se vingar do sistema carcerário americano pelos abusos que havia sofrido em suas prisões. Segundo Phillips, ele sentia-se culpado pelas pessoas que assassinava.

Carro do casal baleado / Crédito: Wikimedia Commons

Em 1930, o casal ficou junto pela primeira vez, mas tiveram o romance interrompido por outra prisão de Clyde. Que se envolveu em um roubo de carro.

Reencontraram-se novamente em 1932 e deram início a uma vida de crimes juntos. Só neste ano, a gangue criminosa, composta principalmente por adolescentes, (como um amigo de Clyde, WD Jones, de apenas 16 anos) mataram cinco pessoas. E realizavam com frequência assalto a pequenas lojas e furtavam carros.

Nessa altura, as histórias da Gangue Barrow, como eram conhecidos, já havia ganhado a atenção da mídia. Fotos de membros da organização em momentos de descontração, posando com armas e charutos, atraía a curiosidade da população. Assim como da polícia.

Os anos de 1933 e 1934 foram marcados por assassinatos de autoridades locais, o que obrigava que a quadrilha permanecesse em uma constante fuga.

A caçada final do casal de criminosos foi impulsionada pela fuga de dois ex-membros da gangue, que em sua escapada da cadeia causou a morte de um oficial de polícia. A partir de então, o estado do Texas se juntou ao governo federal para dar um fim à carreira de Bonnie e Clyde.

O casal morto / Crédito: Wikimedia Commons

Em 23 de maio de 1934, autoridades texanas mapearam o padrão de rota da Gangue de Barrow e conseguiram prever onde a quadrilha iria estar. A equipe montou uma emboscada ao longo da Rodovia Estadual, em Louisiana.

Aproximadamente, às 9h:15 da manhã daquele dia, o carro de Barrow apontou em uma estrada rural na paróquia de Bienville. Os policiais abriram fogo e atiraram cerca de 130 vezes contra o veículo. O primeiro a morrer foi Clyde, com um tiro fatal na cabeça. Pesquisadores afirmam que o casal foi baleado mais de 50 vezes cada um.

São lembrados até hoje, pelos mais controversos motivos, mas principalmente pelo romance.


+Saiba mais sobre o tema através das obras disponíveis na Amazon

Bonnie & Clyde, Paul Schneider (2010) - https://amzn.to/3cYshkI

Bonnie and Clyde: The Lives Behind the Legend, Paul Schneider (e-book) - https://amzn.to/2ZrTkkx

Bonnie and Clyde: Never go crooked. It's for the love of a man that I'm gonna have to die, Gary Nites (e-book) - https://amzn.to/2WS4jCg

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/3b6Kk7du