Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Personagem

As falcatruas de John R. Brinkley, o médico picareta que oferecia a cura para a impotência sexual

Nos Estados Unidos, o charlatão ganhou milhões vendendo uma cura milagrosa, que consistia em implantar glândulas de bode nas partes íntimas dos pacientes

André Nogueira Publicado em 01/02/2020, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Dr. Brinkley em foto pessoal - Getty Images
Dr. Brinkley em foto pessoal - Getty Images

Imagine um médico charlatão que convence meio mundo que um transplante de glândulas caprinas seria fonte de animação, virilidade e potência sexual. No século 20, isso realmente aconteceu: o pilantra John Richard Brinkley era esse profissional.

Brinkley começou a vida matando um leão por dia. Trabalhando em turnos duplos como operador de telégrafo, queria subir na vida. Todavia, teve que lidar com uma realidade trágica: em 1913, foi separado dos filhos após separação com a mulher, que o abandonou.

O episódio fez com que John se dedicasse a uma antiga inspiração: queria se tornar médico igual seu falecido pai, que vivia na Carolina do Norte. Dedicando-se a essa meta, ele então estudou para se versar em Medicina Eclética, ou seja, práticas de saúde alternativas. Passou a praticá-la em diversos estados dos EUA, incluindo Kansas, onde conheceu sua segunda esposa.

Quando John finalmente conseguiu uma licença da Universidade Médica Eclética do Kansas, ele abriu uma farmácia de ervas. Na pequena cidade pacata e com poucos conhecimentos do mundo da medicina, Brinkley fez sucesso atendendo pessoas humildes com remédios feitos de ervas naturais.

John Brinkley / Crédito: Wikimedia Commons

Brinkley era famoso na cidade por seus "milagres" baratos quando essa história de glândula de cabra ganhou vida. Início esse, inclusive, que não veio do próprio médico, mas de uma situação estranha. Um dia, Bill Stitsworth, um cidadão local, foi ao consultório em busca de uma solução para impotência, pois há 16 anos tentava engravidar a esposa, sem sucesso.

Durante a conversa, um casal de cabras começou a cruzar em frente à janela do recinto. Em brincadeira, John comentou: "Você não teria nenhum problema se tivesse um par dessas glândulas em você". Entretanto, inesperadamente, a piada foi levada mais a sério do que deveria, e Bill respondeu questionando se o profissional não poderia aplicar o órgão nele: “Por que você não vai em frente e coloca um par de glândulas de cabra em mim? Transplante-os".

De repente, ofereceram 150 dólares para Brinkley transplantar as glândulas caprinas no paciente, que, por acaso, conseguiu engravidar a esposa. Tamanha era a felicidade de Bill que ele espalhou a história para a cidade inteira que, estarrecida, foi atrás do curioso procedimento.

A farmácia do Dr. Brinkley / Crédito: Getty Images

Em pouco tempo, a febre da cidade era acumular dinheiro para realizar a operação e melhorar o desempenho sexual. Ganhando muito dinheiro, John ergueu uma clínica de 16 salas e realizava mais de 50 operações por semana. A demanda era tanta, que as cabras da cidade começaram a desaparecer.

A clínica tornou-se um império, baseado numa rede de marketing e clientes fiéis. O mais bizarro é que o sucesso do procedimento parece psicológico: quando John aplicava a órgão caprino debaixo da camada de pele do escroto, o paciente passava a sentir que a cirurgia fizera uma diferença fisiológica nele e, então, passava a ter mais ânimo. Puro efeito placebo.

John Brinkley tornou-se milionário com os procedimentos, passando a financiar obras que aumentavam sua moral com o público, como a construção da quarta maior estação de rádio dos EUA em época, a KFKB (Kansas First, Kansas Best), em 1923.

Campanhas publicitárias passavam em rádio nacional, divulgando o procedimento bizarro. O médico passou a participar de programas musicais e conceder entrevistas sobre assuntos sexuais na KFKB. Além disso, os pacientes expressavam tamanha satisfação pelo milhare de Brinkley.

O que muitos pacientes não percebiam era que, independente da felicidade criada pela ilusão do sucesso das glândulas sexuais de cabras, ainda havia pedaços de carne apodrecendo no interior de seus sacos escrotais. Como consequência, uma sociedade inteira foi enganada por um médico charlatão que sequer tinha um diploma verdadeiro.

"O primeiro bebê com glândula bode" / Crédito: Wikimedia Commons

Os efeitos colaterais do apodrecimento começaram a aparecer. Somente em 1941, a farsa foi desmascarada. Apenas 20 anos depois do início da trapaça, a American Medical Association revelou a falsidade das alegações de Brinkley, iniciando uma série de processos judiciais e multas aplicadas em cima do charlatão.

Enquanto muitos passavam mal ou morriam devido à gangrena e às necroses causadas pela cirurgia, Brinkley morreu pobre um ano depois de revelada a fraude.


++Saiba mais sobre medicina através de grandes obras

The Bizarre Careers of John R. Brinkley, R. Alton Lee, 2002 - https://amzn.to/3aW20Tz

Medicina alternativa, Fernando Moreira (Ebook Kindle) - https://amzn.to/319YwbM

Criação de Cabras Leiteiras, Nancy Ross (Autor), Dimitri Pacheco (Tradutor), 2017 - https://amzn.to/3b2uTgT

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.