Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Nazismo

Passo a passo: A arrebatadora destruição da democracia alemã pelos nazistas

Em 1933, Hitler assumia o poder da Alemanha. Em um piscar de olhos, o país passou de democracia para o mais infame estado totalitário

Redação Publicado em 02/10/2019, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Reprodução
Reprodução

Seis anos antes do início da Segunda Guerra, Adolf Hitler estava prestes a assumir o total controle da Alemanha. Apesar de ele ter surgido no cenário político bem antes (em 1920, já filiado ao Partido Alemão dos Trabalhadores, que reorganizou sob o nome de Nacional-Socialista - de onde veio o termo nazista), 1933 foi decisivo para Hitler chegar à liderança do país: foi nomeado chanceler em janeiro, momento seguido da criação de várias leis que deram ao futuro ditador cada vez mais autonomia e poderes.

"O ano de 1933 foi chave para a organização das instituições nazistas", diz Karl Schurster, doutor em história comparada pela UFRJ. A partir daí, o terror não pararia até 1945, com o final da guerra. A essa altura, cerca de 50 milhões de pessoas estariam mortas, entre elas 11 milhões em campos de concentração - 6 milhões de judeus.

Ascensão

Hitler e Paul von Hindenburg / Crédito: Wikimedia Commons

No dia 30 de janeiro Adolf Hitler, líder do Partido Nazista, assume o cargo de chanceler (primeiro-ministro), indicado pelo presidente da Alemanha, Paul von Hindenburg, pressionado por grupos econômicos por causa da situação difícil que o país enfrentava desde o fim da Primeira Guerra.

Incêndio providencial

O incêndio / Crédito: Wikimedia Commons

Em 27 de fevereiro prédio do Reichstag (parlamento alemão), em Berlim, é destruído pelo fogo. Hitler põe a culpa nos comunistas - até hoje não há certeza sobre a autoria do incêndio, mas é provável que tenham sido os próprios nazistas. No dia seguinte, Hindenburg assina um decreto que dá a Hitler o poder de derrubar governos estaduais e locais. Os direitos civis são suspensos e ocorrem prisões de comunistas.

Início do terror

Campo de concentração Oranienburg-Sachsenhausen / Crédito: Wikimedia Commons

Entre os dias 21 e 22 de março começam a funcionar os dois primeiros campos de trabalho forçado: no dia 21, a 35 km de Berlim, é aberto Oranienburg (depois chamado de Oranienburg-Sachsenhausen). No dia seguinte, na cidade de Dachau (perto de Munique), é inaugurado o campo de mesmo nome. Com o tempo e a radicalização do regime, os dois se tornariam campos de extermínio em massa.

Ditadura

Crédito: Wikimedia Commons

Já no dia 23 de março o parlamento aprova a Lei de Habilitação (também conhecida como Lei de Ratificação ou Lei dos Plenos Poderes - em alemão, Ermächtigungsgesetz), que dá a Hitler o direito de fazer suas próprias leis, sem precisar da aprovação do parlamento. Na prática, o ato estabelece uma ditadura na Alemanha e o começo do 3º Reich (que só acabaria em 1945).

Polícia em ação

Hermann Göring / Crédito: Wikimedia Commons

Em 26 de abril Hermann Göring, ministro do Interior da Prússia, cria a Gestapo (abreviação de Geheime Staatspolizei, ou Polícia Secreta do Estado) para controlar, perseguir e eliminar os adversários políticos do regime nazista. Nos anos seguintes, com a ajuda de cidadãos comuns, a Gestapo vigiou e executou milhares de pessoas.

Só os nazistas

Propaganda de raça ariana perfeita / Crédito: Wikimedia Commons

No dia 14 do mês de julho todos os partidos políticos da Alemanha são banidos, exceto o Partido Nazista. No mesmo dia, é aprovada a lei que força a esterilização de pessoas com problemas físicos e mentais. A ideia era "melhorar" a raça ariana, impedindo a reprodução de quem era considerado doente. Cerca de 400 mil pessoas passariam pelo procedimento durante os 18 meses seguintes.

Limpeza geral

Hitler e Benito Mussolini / Crédito: Wikimedia Commons

Já em 24 de novembro é autorizada a lei que permite aos tribunais da Alemanha ordenar a prisão, por tempo indeterminado, de criminosos considerados perigosos. Cerca de nove meses depois, Hindenburg morreria e Hitler se tornaria oficialmente o führer, o líder máximo da Alemanha