Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Personagem

Eric da Pomerânia: Nasceu monarca e morreu pirata

A bizarra vida do rei, filho de Margaret I, que perdeu o trono e decidiu se juntar a uma organização pirata

Alana Sousa Publicado em 06/02/2020, às 15h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Eric da Pomerânia - Getty Images
Eric da Pomerânia - Getty Images

Filho da única monarca feminina na história da Noruega, Margaret I, Eric herdou o trono, mas não as habilidades da mãe. Em 1388, Margaret assinou o Tratado de Dalaborg, tornou-se a legítima rainha dos três grandes reinos nórdicos — Noruega, Dinamarca e Suécia. Seu filho, porém, reinou com viés autoritário.

Adotado por Margaret aos seis anos de idade, Eric era neto de sua irmã, Maria de Meclemburgo, e a partir daí passou a viver na Dinamarca junto à nova família. Para se tornar rainha dos três reinos nórdicos, sua mãe adotiva precisou fazer uma aliança e oferecer como sucessor um rei que, no futuro, manteria seu povo unido e os trataria igualmente. Eric era o candidato ideal, pois seu único filho, Olavo, já havia falecido.

Aos 15 anos, o garoto já era rei da União de Calmar, que buscava unir sob o comando de um só monarca, a Dinamarca, Noruega e Suécia. Sua mãe continuou a reinar oficialmente até sua morte súbita, em 1412. Eric então assume o poder, e então começa a guiar seu povo rumo ao colapso.

Coroação de Eric / Crédito: Wikimedia Commons

Seus primeiros anos como rei foram dedicados à expansão de seu império. O monarca travou uma longa guerra, e após duas décadas, derrotou a Liga Hanseática, uma confederação de corporações de poderosos mercadores alemães.

Com a vitória, Eric implementou novas medidas de taxas, entre elas a de que todos os navios que quisessem entrar ou sair do Mar Báltico, um estreito entre a Dinamarca e a Suécia, eram obrigados a pagar-lhe um pedágio.

A ação despertou a ira de inimigos que antes viviam em paz e respeitavam a rainha Margaret. Os alemães não aceitavam a imposição e se recusavam a pagar o Império Nórdico.

Não só pessoas de fora do reino estavam insatisfeitas com as atitudes tomadas por Eric. Plebeus e nobres viram seu dinheiro investido em uma guerra de vinte anos que não apresentou benefícios para a população. Ao invés disso, apenas aumentaram a riqueza do rei.

A década de 1430 foi o ponto crucial para que os moradores do reino decidissem que Eric não deveria mais continuar no trono. O primeiro ato de rebelião surgiu na Suécia, a qual ganhou sua liberdade em 1439. Seguida pela Dinamarca e Noruega.

O domínio absolutista e autoritário do rei Eric sobre tais terras havia acabado. O ex-monarca foi obrigado a fugir, e decidiu deixar sua esposa, Filipa da Inglaterra, para trás.

Sozinho, Eric decidiu se juntar a um grupo de piratas. Assim seguiu sua vida por muitos anos, contou com a ajuda de uma organização pirata que devastou o Mar Báltico e o ajudou a continuar suas leis de pedágio. Tentou novamente conquistar o trono, e falhou.

Morreu na Pomerânia em 1459. Nunca se soube o que aconteceu com sua esposa. E a União de Calmar jamais se recuperou dos danos sofridos durante o reinado de Eric, e se desfez completamente em 1523.


+Saiba mais sobre piratas através das obras abaixo

Breve História dos Piratas, Silvia Miguens (2013) - https://amzn.to/349kjRx

Piratas no Brasil: As incríveis histórias dos ladrões dos mares que pilharam nosso litoral, Jean Marcel Carvalho França (2014) - https://amzn.to/334Def3

Barbarossa: o Almirante do Sultão, Pirata e Construtor de um Império, Ernle Bradford (2013) - https://amzn.to/2KJAUUd

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.