Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Brasil

Ícone da Av. Paulista: A história por trás da histórica Casa das Rosas

Sendo um dos poucos casarões antigos preservados até os dias atuais, o local tem 38 cômodos

Alana Sousa, Letícia Yazbek, Penélope Coelho Publicado em 08/12/2021, às 11h16 - Atualizado em 24/01/2023, às 11h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Casa das Rosas em fotografia recente - Wikimedia Commons/Delma Paz/CC BY 2.0
Casa das Rosas em fotografia recente - Wikimedia Commons/Delma Paz/CC BY 2.0

A Casa das Rosas foi construída em 1935 por Francisco de Paula Ramos de Azevedo, arquiteto renomado do período cafeeiro de São Paulo. O Escritório Técnico Ramos de Azevedo também assinou obras como o prédio da Light, a Pinacoteca do Estado de São Paulo e o Teatro Municipal.

Com estilo clássico francês, a mansão localizada na Avenida Paulista abriga 38 cômodos, além de pomares e jardins que cultivavam as mais belas rosas paulistas, o que deu origem ao nome.

A Casa das Rosas foi habitada durante os primeiros 51 anos de sua existência. Primeiro, foi a residência de uma das filhas Ramos de Azevedo, Lúcia Ramos de Azevedo, e seu marido, Ernesto Dias de Castro. Mais tarde, o casa foi passada ao filho do casal, Ernesto Filho, e sua esposa, Anna Rosa.

O local se manteve como residência até 1986, quando foi desapropriado pelo Governo do Estado de São Paulo com o objetivo de preservar o local. Nessa época, o ambiente já não era mais o mesmo da década de trinta: o casarão já estava rodeado por prédios modernos e comerciais.

Casa das Rosas em 1935 / Crédito: Divulgação/Domínio Público 

Já em 1991, ano do centenário da Avenida, a mansão foi tombada, em ato inédito no Brasil, como patrimônio cultural. Em 2004, foi reinaugurado como Espaço Haroldo de Campos, em homenagem ao escritor e poeta brasileiro. O nome-homenagem sugere do que tratam as atrações da casa: muita leitura e poesia.

A Casa pode servir ainda como um espaço de contemplação, como forma de aproximar seus visitantes da natureza, da história de São Paulo e da leitura. Segundo o coordenador cultural da Casa, Donny Correa, a busca turística pelo local não fez com que o aspecto cultural fosse deixado de lado.

Ele reforçou que o cartão de visitas da Casa é sua arquitetura clássica, bem no meio dos prédios da Paulista, e que com certeza o aspecto do local, com seu jardim, é um forte atrativo, mas quando os frequentadores descobrem que há uma vasta programação em curso uma coisa se une a outra, no fim das contas.

Correa também conta que a maior dificuldade que a Casa das Rosas enfrenta está relacionada à sua capacidade física:

“Muitas vezes não é possível comportar tudo que programamos. Como o espaço é tombado pelo patrimônio histórico, temos certas restrições quanto à instalação de objetos e outras circunstâncias.”

+Saiba mais sobre a história de São Paulo através das obras a seguir:

Capoeiras e Valentões na história de São Paulo (1830-1930), Pedro Figueiredo Alves da Cunha (e-book) - https://amzn.to/34XBvsI

São Paulo nas Alturas, Raul Juste Lores (2017) - https://amzn.to/2PZ6dNW

A capital da solidão: Uma história de São Paulo das origens a 1900, Roberto Pompeu de Toledo (e-book) - https://amzn.to/37c2bHG

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W