Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Religião

Carta do Diabo, a tentativa de Satã de levar uma freira para o caminho das trevas

Em 1676, depois de ser possuída, a religiosa apareceu com uma carta cifrada. Segundo ela, escrita pelo Satanás em pessoa

Thiago Lincolins Publicado em 30/04/2020, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pintura meramente ilustrativa - Getty Images
Pintura meramente ilustrativa - Getty Images

Em 11 de agosto de 1676, uma freira de 31 anos foi encontrada jogada no chão de seus aposentos no convento de Palma di Montechiaro, na Sicília. Com o rosto sujo de tinta, ela segurava uma carta com uma mistura de símbolos e letras incompreensíveis e afirmava ter sido possuída por Satã. Ao se recuperar, a irmã explicou que a carta era de autoria do Inimigo que, por meio de uma possessão, forçou-a a escrever, tentando afastá-la de Deus e levá-la para o caminho das trevas.

A freira descrita no relato acima é Maria Crocifissa Della Concezione. Ela entrou para o convento quando tinha apenas 15 anos. A Carta do Diabo que ela segurava tinha 14 linhas escritas com garranchos misteriosos fora de ordem – uma mistura que dificultou ainda mais o trabalho dos que tentaram decifrá-la.

A freira Maria Crocifissa Della Concezione / Crédto: Wikimedia Commons

Trezentos e quarenta e dois anos após o ocorrido, pesquisadores do museu Ludum, na Sicília, conseguiram decodificar partes da carta com o auxílio de um programa que quebra códigos de inteligência encontrado na deep web. O software detectou a presença de uma mistura de palavras em grego, latim, rúnico e árabe.

"É como se a carta tivesse sido escrita em taquigrafia. Nós especulamos que a irmã Maria criou um novo vocabulário usando alfabetos antigos que ela pode ter conhecido", afirmou Daniele Abate, diretor do museu Ludum, em entrevista à Live Science.

A carta / Crédito: Divulgação

As linhas descrevem Deus, Jesus e o Espírito Santo – a Santíssima Trindade – como pesos mortos, e que Deus não tinha o poder de libertar os mortos. Além disso, outra parte também menciona o Estige (Styx),que na mitologia grega e romana era descrito como um rio que separa o mundo dos mortos e o mundo dos vivos.

A travessia no Styx / Crédito: Divulgação

Após analisar relatos históricos sobre a vida da madre, os pesquisadores sugerem que ela sofria de esquizofrenia ou transtorno bipolar. "A imagem do diabo está frequentemente presente nesses distúrbios. Os registros históricos mostram que toda noite ela gritava e lutava contra o demônio", afirma Abate.

Segundo relatos da abadessa Maria Serafica, a Igreja enxergou o episódio como uma luta da madre contra "inúmeros espíritos malignos". Serafica ainda explicou que o Diabo teria forçado a freira a assinar a mensagem. No entanto, ela não obedeceu às ordens e escreveu apenas Ohimé (Oh eu). 

Vista como vitoriosa contra o mal, a freira foi considerada venerável — digna de estima, mas não formalmente santa — após a morte.


+Saiba mais sobre o tema através das obras abaixo

Demonologia estudo Dicionario sistemático dos demônios, Fernando Guedes - https://amzn.to/35hltdv

O diabo e a terra de Santa Cruz, Laura de Mello e Souza (1986) - https://amzn.to/2PhcAMj

Introdução a Demonologia: Uma análise Teológica: Bíblica, histórica e crítica, Eliézer Magalhães (2017) - https://amzn.to/37tDgiZ

O Diabo revelado, Laurence Gardner (2013) - https://amzn.to/2RWEUp5

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W