Matérias » Personagem

Catarina de Aragão: a princesa espanhola que se relacionou com os irmãos Tudor

Catarina de Aragão vivenciou uma breve união com Arthur Tudor e, anos depois, se tornou a rainha da Inglaterra ao lado de Henrique VIII

Fabio Previdelli Publicado em 21/04/2020, às 11h00

Catarina de Aragão
Catarina de Aragão - Getty Imagens

Em 1501, Catarina de Aragão, filha de Fernando II de Aragão e Isabella I de Castilla, conheceu Arthur Tudor, príncipe de Gales, o homem com quem ela se casaria em Dogmersfield, Hampshire, num palácio que pertencia ao bispo de Bath e Wells.

[Colocar ALT]
Arthur Tudor / Crédito: Wikimedia Commons

Catarina, que tinha 15 anos, havia deixado sua casa, o Palácio de Alhambra, em Granada, no Sul da Espanha, no dia 21 de maior de 1501 para fazer uma cansativa jornada de mais de 800 quilômetros até o porto de Galiza, em La Coruña.

Embora Catarina tenha partido em 17 de agosto, fortes tempestades no Golfo de Biscaia forçaram sua tropa a desembarcar em Laredo, perto de Bilbao. Depois de saber do fracasso na primeira tentativa de travessia, Henrique VII enviou um de seus melhores capitães, Stephen Butt, para conduzir seu navio pelo traiçoeiro Golfo.

Às 5 horas da tarde de 27 de setembro de 1501, a caravana de Catarina partiu novamente. Desta vez, nem mesmo as fortes tempestades na costa da Bretanha a impediram de desembarcar no porto de Plimude em 2 de outubro de 1501.

Ainda que precisasse chegar a Southampton, o fato de pisar em solo inglês já foi de um alivio imenso para ela. Entretanto, sua jornada ainda percorreria um grande caminho. Ela teve de percorrer o oeste da Inglaterra para Londres enquanto enfrentava as chuvas sazonais de novembro.

Henrique VII estava impaciente em ver a futura noiva de seu filho, e partiu de Richmond no dia 4 de novembro. Cerca de 24 horas depois, ele se encontra com Arthur em Easthampstead. A jornada dos dois quase foi interrompida por Pedro de Ayala, que insistia que a tradição ditava que eles não podiam ver a princesa antes do casamento. Porém, Catarina concordou em ver seu sogro.

O rei ficou feliz com o que viu e chamou Arthur para ver sua noiva. O noivado foi abençoado e comemorado por Catarina entretendo a festa real com menestréis e dança. Enquanto a princesa dançava com suas damas, Arthur festejou com Joana Vaux. No dia seguinte, Catarina partiu de Dogmersfield, continuando sua jornada para Londres.

Dez dias depois, em 14 de novembro de 1501, eles se casaram na antiga Catedral de São Paulo. Depois do matrimônio, Arthur foi enviado ao castelo de Ludlow, nas fronteiras do País de Gales. Entretanto, alguns meses depois, os dois ficaram doentes. Em abril de 1502, Arthur veio a óbito e Catarina se torna viúva com apenas 16 anos.

Após quase sete anos da morte de Arthur, em 1509, Henrique VIII —que há pouco havia assumido o trono após a morte de seu pai —se casou com sua ex-cunhada Catarina de Aragão. A cerimônia privada ocorreu em junho daquele ano. Na época, Catarina tinha 23 anos e Henrique estava próximo dos 18.

Henrique VIII / Crédito: Wikimedia Commons

 

A união só foi consumada após Catarina conseguir uma dispensa papal de Júlio II. O direito canônico dizia que um homem não poderia se casar com a mulher de seu irmão.  No entanto, a primeira Rainha Consorte de Henrique VIII testemunhou que seu casamento com Arthur nunca foi consumado e, segundo as leis, não seria válido.  Entretanto, Catarina passou o resto da sua vida alegando ser a "única esposa legal" de Henrique e a única rainha legítima da Inglaterra. 


Saiba mais sobre o período através das obras abaixo

História Viva. Tudors. A Verdadeira História de Uma Dinastia Gloriosa,  de Jane Bingham - https://amzn.to/36eyOVB

The Hidden Lives of Tudor Women – A Social History, de Elizabeth Norton - https://amzn.to/31V6tjG

As seis mulheres de Henrique VIII, de Antonia Fraser - https://amzn.to/2Woaz2y

Henrique VIII, de William Shakespeare - https://amzn.to/2C4wCCp

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/3b6Kk7du