Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Estados Unidos

Chang e Eng, os siameses que fizeram suas vidas nos EUA e tiveram 21 filhos

Os irmãos foram encontrados na Tailândia e, levados aos Estados Unidos como escravos, integraram um show de aberrações

André Nogueira Publicado em 05/11/2019, às 05h00 - Atualizado em 21/01/2022, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Wikimedia Commons
Wikimedia Commons

O termo siamês tem origem num caso surpreendente de dois gêmeos nascidos com o corpo unido que viveram nos Estados Unidos. Trata-se de Chang e Eng, nascidos em 1811 em Sião, na Tailândia, de pais chineses. Claro, já eram conhecidos diversos casos na História de gêmeos siameses, mas o caso desses irmãos foi emblemático.

Em seu país natal, os irmãos eram conhecidos como Gêmeos Chineses. Quando eram adolescentes, um capitão estadunidense os descobriu brincando num rio e decidiu levá-los para os EUA. Eles foram vendidos pela mãe e levados para serem expostos como num palco. Esse era um tipo comum de entretenimento na época.

Quando chegaram aos EUA, os irmãos foram examinados  por um médico, que falou que uma separação dos corpos por cirurgia poderia ser fatal. Anos depois, quando eles se casaram, até cogitaram fazê-la, mas foram convencidos do contrário.  

No show, eles eram apresentados como os Gêmeos Siameses, por virem de Sião. Foi assim que nasceu a alcunha, hoje muito comum. Foram tratados como escravos de palco, mesmo que tivessem assinado um contrato de apenas cinco anos.

Cartaz da exibição dos gêmeos / Crédito: Wikimedia Commons

Ao atingirem os 21 anos, decidiram continuar no show. Eles eram muito inteligentes e causavam fascinação. Porém, diferente de antes, eles bolaram um esquema para que todo o dinheiro dos shows fosse para eles. Por sete anos Chang e Eng ganharam muito dinheiro, se apresentando por todo o país. E então se aposentaram.

Os irmãos compraram uma casa na Carolina do Norte e, depois, se tornaram proprietários de escravos. Eles queriam se afastar da sociedade ao mesmo tempo em que desejavam se tornar típicos sulistas. Tornaram-se senhores, casaram com mulheres brancas — algo ilegal, pelas leis anti-miscigenação da época — e enviaram os filhos para lutar pelos Confederados na Guerra Civil.

O plano deu certo porque os sulistas os tratavam como uma espécie de brancos honorários, por serem famosos e ricos. Ao mesmo tempo, como a migração asiática ainda não tinha sido iniciada em peso, eles conseguiam passar despercebidos.

Pelas contravenções realizadas pelos irmãos, com o tempo os jornais começaram a expor suas vidas e logo os casamentos inter-raciais se tornaram um escândalo.

Chang e Eng com filhos / Crédito: Getty Images

A dinâmica da relação dos irmãos com as esposas era, no mínimo, bizarra. Chang e Eng compraram casas perto de seu terreno, uma para cada mulher. Então, fecharam um acordo no qual a dupla passaria três dias em cada casa. De alguma maneira, isso deu certo: no total, os irmãos tiveram 21 filhos. 

Com o tempo, algumas coisas foram se desestabilizando. Chang bebia muito e sua saúde se deteriorou. Ele sofreu um ataque cardíaco e teve que repousar na cama por um longo tempo. Eng, então, foi obrigado a ficar lá também.

Em uma noite, a saúde de Chang piorou e, no dia seguinte, quando Eng acordou, se deparou com o irmão morto. Era a primeira vez na vida de Eng em que ele estava sozinho. O combinado entre os irmãos era que, se Chang morresse, um médico estaria permitido a fazer a cirurgia de separação.

Porém, o médico não chegou a tempo. Horas depois, Eng também morreu, na mesma cama. Até hoje, não se sabe bem o porquê.


Fonte: Vintage News.


+Saiba mais sobre imigração chinesa através das obras abaixo

Simbiose dos povos: os migrantes chineses no sul da europa na viragem do século XX para o século XXI, Maria João Vieira de Almeida Mortágua - https://amzn.to/32i7gv6

Twenty Years of Life in North America, Li Xu - https://amzn.to/36vKALj

Chow: From China to Canada: Memories of Food and Family, Janice Wong - https://amzn.to/2oRzlfo

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W