Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Reino Unido

Charles e Princesa Diana: O conto de fadas da vida real que virou um pesadelo

Neste dia, em 1981, o Palácio de Buckingham anunciava o noivado do Príncipe de Gales com o que viria a ser um dos maiores ícones mundiais: Lady Di

Daniela Bazi Publicado em 24/02/2020, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Charles e Diana no dia da carimônia - Getty Images
Charles e Diana no dia da carimônia - Getty Images

O casamento entre o Príncipe Charles e Lady Di foi, inicialmente, considerado como o conto de fadas da vida real por muitas pessoas ao redor do mundo. Entretanto, o relacionamento do casal foi marcado por diversos desentendimentos que culminaram no divórcio, em 1996.

Charles e Diana teriam se conhecido em uma festa no ano de 1977, através da irmã de Lady Di, Sarah Spencer, que na época estava em um relacionamento com o Príncipe de Gales, e teve a duração de aproximadamente um ano. Em novembro de 1978, Charles convidou as irmãs para sua festa de 30 anos onde, segundo a própria Diana, sua irmã teria ficado um pouco enciumada com sua presença já que passou a perceber o repentino interesse do príncipe na moça.

Desde então, o casal passou a se aproximar cada vez mais e, em 1980, passaram um final de semana juntos em Sandringham. A família real apoiava muito o casal, já que Diana vinha de uma família aristocrata, era jovem – ela tinha apenas 18 anos na época, e se encaixava perfeitamente nos requisitos de uma futura rainha.

O Príncipe de Gales pediu Diana em casamento no dia 6 de fevereiro de 1981, no jardim do Palácio de Windsor. Em entrevista ao jornalista Andrew Morton, escritor de sua biografia Diana: Sua verdadeira história, a princesa disse que ao ser convidada para ir ao castelo, ela já imaginava o que estaria por vir.

Charles e Diana no Palácio de Buckingham no dia do anúncio de seu noivado / Créditos: Getty Images

“Charles disse: 'Casa comigo?' e começou a rir. Eu lembro de ter pensado que era uma brincadeira e disse 'sim, ok' e dei risada também. Ele estava falando sério, e ainda falou 'Você tem noção de que um dia será rainha?' E uma voz na minha cabeça dizia 'Você não vai ser rainha, mas você terá um papel difícil...'. Eu apenas respondi que sim, e que o amava muito, muito mesmo'. Ele disse apenas 'Seja lá o que o amor significa...' e subiu as escadas para ligar para a mãe e dar a notícia", detalhou Diana em sua biografia.

No dia 24 de fevereiro o Palácio de Buckingham anunciou ao público sobre o recente noivado da família real. Em sua primeira entrevista como noivos, ao serem perguntados se estavam realmente apaixonados, Diana respondeu “Claro!”, enquanto Charles disse "Sim, seja lá o que isso quer dizer...".

Uma semana antes do casamento acontecer, Diana assistiu a uma partida de pólo em que Charles participava. Entretanto, ao avistar a ex-namorada do príncipe, Camilla Parker-Bowles, a princesa começou a chorar e decidiu sair antecipadamente. O Palácio de Buckingham se pronunciou dizendo que era apenas exaustão, e estresse com a proximidade do grande evento.

Lady Di foi amparada por seus acessores e retirada imediatamente do local / Créditos: Getty Images

Na época, existiam fortes rumores de que Charles e Camilla ainda mantinham um relacionamento, mesmo ambos estando comprometidos. Pouco tempo depois, Diana descobriu que o príncipe planejava presentear a suposta amante com um bracelete, no qual o mesmo disse ser apenas um presente de amigo.

A família de Charles nunca apoiou seu relacionamento com Camilla / Créditos: Getty Images

O casamento ocorreu no dia 29 de julho de 1981, na Catedral de São Pedro e contou com mais de 3.500 convidados, incluindo Camilla e seu marido Andrew Parker-Bowles. Uma das principais manchetes do dia era "Lady Diana está acordada desde as 6 horas. Ela se sente muito bem. Chegou o grande dia para os britânicos, o dia do casamento de conto de fadas. O príncipe Charles irá transformar a bela e tímida auxiliar de jardim de infância Diana Spencer em sua princesa, e deixar muito feliz toda a nação".

Em sua biografia, Lady Di afirma que no dia anterior, recebeu um bilhete do Príncipe Charles em que ele se dizia muito orgulhoso dela e que estaria a esperando no altar. A princesa também revelou que na época estava no auge de sua bulimia e que chegou a cogitar em desistir de tudo, mas já era tarde.

A cerimônia foi transmitida pela televisão e mais de 600 milhões de espectadores ao redor do mundo acompanharam o episódio em que muitos chamavam de “a realização de um conto de fadas”. Esse foi considerado o maior casamento real do século 20.

Câmeras e holofotes foram posicionados por toda a catedral para a transmissão do casamento / Créditos: Getty Images

Durante uma entrevista de Diana em 1995 para o repórter da BBC, Martin Bashir, a princesa revelou que o começo do casamento foi ótimo. "Desesperadamente amei meu marido e queria compartilhar tudo com ele. Achava que a gente formava um belo casal", revelou.

Entretanto, com o passar do tempo, as brigas entre a dupla real aumentaram cada vez mais. Diana passava boa parte do tempo se sentindo solitária e desconfiada de que Charles estava com Camilla. Segundo Lady Di, com o nascimento de William e Harry, Charles costumava ficar ansioso para chegar em casa e passar um tempo com a família. A princesa ainda disse para o jornalista Andrew Morton que a gravidez de seu segundo filho foi um milagre, e a época em que o casal esteve mais próximo durante o casamento.

Fontes próximas a família real afirmam que William era mais próximo de Diana, enquanto Harry é de Charles / Créditos: Getty Images

Contudo, com o passar do tempo, o Príncipe de Gales voltou a se distanciar e a passar mais tempo com os amigos, incluindo Camilla. Os dois se casariam em 2005, muitos anos depois do início do relacionamento — que era apenas um caso enquanto Charles ainda estava casado com Diana, entre os anos de 1970. 

Com a traição e as constantes brigas, o casal decidiu se separar em 9 de dezembro de 1992. O processo de divórcio se prolongou por 4 anos, e foi finalmente oficializado em 28 de agosto de 1996.

Após sua polêmica entrevista secreta com Martin Bashir, em 1995, a Rainha Elizabeth II, mãe de Charles, teria enviado uma carta a Diana apoiando o divórcio do casal.

Com o fim do relacionamento, Diana iniciou um relacionamento com Dodi Al-Fayed, que estava junto no acidente de carro na França que causou a morte da princesa. Charles assumiu seu relacionamento com a recém divorciada Camilla Parker-Bowles, e se casaram em 2005, com uma cerimônia pequena.


+Saiba mais sobre o tema com as obras abaixo:

Diana: Sua verdadeira história em suas próprias palavras, Andrew Morton (2013) - https://amzn.to/2EhlUt4

Kate: Nasce uma princesa, Claudia Joseph (2011) - https://amzn.to/36yUdby

Meghan: A princesa de Hollywood que conquistou a Inglaterra, Andrew Morton (2018) - https://amzn.to/2EhwLU4

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.