Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Religião

Jesus guerrilheiro? Che Guevara já foi cultuado como São Ernesto

"Ernesto era como um Cristo, com olhos fortes, barba e cabelos compridos. Era muito milagroso", afirmou uma enfermeira local que cuidou do cadáver do líder comunista

Joseane Pereira Publicado em 23/02/2020, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Montagem de Che Guevara como santo - Free Commons
Montagem de Che Guevara como santo - Free Commons

Na cidade de Vallegrande, com apenas 7 mil habitantes, foi enterrada uma das figuras mais controversas da História. Mais de 40 anos atrás, o corpo de Ernesto "Che" Guevara ficou em exposição, de olhos abertos, na lavanderia do hospital local. E sua presença ainda é uma força viva para a população, que vem cultuando o grande guerrilheiro como um santo que opera milagres.

A lenda começou imediatamente após sua execução. A enfermeira Susana Osinaga, que limpou o cadáver de Guevara, lembrou como os habitantes viam uma semelhança física entre Guevara e Jesus. Segundo ela, em entrevista ao jornal The Guardian em 2007, "Ernesto era como um Cristo, com olhos fortes, barba e cabelos compridos. Era muito milagroso". 

Segundo Jon Lee Anderson, autor de Che Guevara: Uma Vida Revolucionária, a semelhança entre Guevara e Jesus foi reafirmada por muitas mulheres de Vallegrande, levando-as a arrancar sorrateiramente cachos de seus longos cabelos e mantê-los em casa para dar boa sorte.

Lavanderia do hospital de Vallegrande, onde o corpo de Guevara foi exibido. Hoje, é local de peregrinação / Crédito: Shutterstock

"É como se o morto Guevara olhasse para seus assassinos e perdoasse a eles e ao mundo, proclamando que quem morre por uma ideia está além do sofrimento", afirmou  Jorge G. Castañeda, autor de Compañero: A vida e a morte de Che Guevara, sobre o cadáver do guerrilheiro.

Manifestações locais

Nos anos noventa, quando repórteres retornaram à Bolívia para registrar o trigésimo aniversário da morte de Che, a canonização do guerrilheiro por camponeses locais começou a ser observada. Chamado de San Ernesto de La Higuera, o líder era visto como um amigo e cultuado como a Virgem Maria.

No 40º aniversário de sua morte, em 2007, fotografias de Che eram vistas ao lado de imagens de Jesus, da Virgem Maria e do papa João Paulo II. Histórias milagrosas se multiplicavam, e alguns camponeses acreditavam que, caso sussurrassem o nome de Che Guevara para o céu ou acendessem uma vela em sua homenagem, poderiam encontrar algum animal perdido.

Memorial de Guevara em La Higuera / Crédito: Wikimedia Commons

“Temos fé, confiança em Che. Quando vou para a cama e acordo, oro primeiro a Deus e depois oro a Che - e então está tudo bem”, afirmou na época o morador Freddy Vallejos. “A presença de Che aqui é uma força positiva. Sinto isso na minha pele, tenho fé de que sempre, em todos os momentos, ele está de olho em nós”.

O hospital onde o cadáver do guerrilheiro foi exibido se tornou local de peregrinação, com mensagens de devoção esculpidas nas paredes e visitantes sempre admirados. E a cidade de Vallegrande permanece com devotos fiéis à imagem de Guevara.


+Saiba mais sobre a trajetória do revolucionário Che Guevara através das seguintes obras:

Caçando Che, de Mitch Weiss e Kevin Maure (2016) - https://amzn.to/33Yy7gE

Che Guevara e o Debate Econômico em Cuba, de Luis Bernardo Pericás (2018) - https://amzn.to/2LugRcY

Che Guevara: a vida em vermelho, Jorge G. Castañeda - https://amzn.to/33eYA9O

Verdadeiro Che Guevara, Humberto Fontova - https://amzn.to/33bwVXp

Diário de Che Guevara, Che Guevara - https://amzn.to/30TXqPv

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.