Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Personagem

Há exatos 47 anos, Salvador Allende sofria o golpe de Pinochet no Chile

Digno de um ataque terrorista, o ato instaurou uma ditadura brutal no país

André Nogueira Publicado em 11/09/2020, às 06h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Salvador Allende, ex-presidente chileno - Getty Images
Salvador Allende, ex-presidente chileno - Getty Images

Em 1970, o Chile atraiu as atenções do mundo quando uma singularidade histórica ocorreu: um socialista convicto subiu ao poder, através de eleições democráticas. Salvador Allende assumiu o governo do Chile com grande apoio popular, defendendo o socialismo democrático. 

Seu governo foi marcado por nacionalizações, expropriações legalmente garantidas e pela defesa dos mais pobres. Em plena Guerra Fria, num momento em ocorriam golpes militares anticomunistas na América, Allende tornou-se alvo. Forças golpistas, incluindo um núcleo conservador das Forças Armadas e o intervencionismo estadunidense, queriam a cabeça do socialista.

E foi o que aconteceu. Oficiais da Marinha e do Exército, com apoio financeiro da CIA e suporte das Forças Armadas dos EUA, e grupos terroristas de extrema-direita se aliaram para a derrubada do Presidente, membro do Partido Socialista (alinhado à Unidade Popular).

Salvador Allende / Crédito: Wikimedia Commons

O golpe ocorreu em 11 de setembro de 1973 e o maior nome desse movimento foi Augusto Pinochet, que se declararia presidente com o sucesso e também seria responsável por uma das ditaduras mais sangrentas da América Latina.

O mais curioso, pensando na data em que o episódio ocorreu, é que o ataque ao governo eleito foi digno de um atentado terrorista, mas não é lembrado como tal. O Exército Chileno, com suporte dos EUA, bombardeou o Palácio de La Moneda, sede do governo, e invadiu o edifício em destruição para retirar o presidente. 

A junta liderada por Pinochet, então, foi atrás de Allende. E depois de disparos, o embrionário ditador declarou a morte do presidente, levantando suspeitas. O discurso oficial dos golpistas era de suicídio, com um tiro na cabeça usando o rifle AK-47, presente de Fidel Castro a Allende. No entanto, por muito tempo, muitos acreditaram que sua morte foi um caso de assassinato.

Foi somente em 2011, com uma perícia técnica, que foi comprovada a tese do suicídio, já reconhecida pela família do socialista: Allende sabia que, depois do golpe, a humilhação e a violência do Estado chegariam facilmente nele. Por isso, optou pelo fim da vida.


+Saiba mais sobre o tema através das obras disponíveis na Amazon

Salvador Allende: Biografía sentimental, de Eduardo Labarca - https://amzn.to/2PI2xAi

O Último Tango de Salvador Allende, de Roberto Ampuero - https://amzn.to/2NigxPT

Fórmula Para O Caos. A Derrubada De Salvador Allende, de Luiz Alberto Moniz Bandeira - https://amzn.to/2C9BbLt

Allende: a História de Salvador Allende no Cinema de Patricio Guzmán, de Fábio Aparecido Monteiro - https://amzn.to/2Ccuvwg

Salvador Allende. Anti-Semitismo E Eutanasia, de Victor Farias - https://amzn.to/2JNu0Nb

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W