Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Bettie Page

Há 100 anos, nascia Bettie Page, a rainha das Pin-ups

Do auge ao esquecimento: um dos maiores sex symbols dos anos 50, a modelo sumiu dos olhos do público

Daniela Bazi Publicado em 08/01/2021, às 09h00 - Atualizado em 22/04/2023, às 10h27

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Bettie Page, a rainha das Pin-ups - CMG Worldwide, Wikimedia Commons
Bettie Page, a rainha das Pin-ups - CMG Worldwide, Wikimedia Commons

Famosa modelo americana dos anos 1950, Bettie Page ficou reconhecida, principalmente, por suas representações pin-up e fetichistas, sendo reconhecida como a Rainha das Pin-ups, além de ter sido uma das primeiras Playmates do Mês da revista Playboy.

Teve uma infância difícil. Quando pequena, Bettie foi molestada pelo próprio pai. "O pai dela era um criminoso doente e retorcido. Muitos de seus problemas, obviamente, remontam ao fato de ela ter sido molestada por seu pai. Uma das histórias que tive de cortar do filme finalizado foi que o pai dela também engravidou uma menina muito jovem, filha do vizinho. O vizinho então veio atrás dele com uma espingarda", resgatou ao Huff Post o diretor Mark Mori, responsável pelo documentário 'Bettie Page Reveals All'. 

Bettie também viveu em um orfanato com os irmãos. "A infância dela foi horrível, e não foi só o pai dela. Ela era completamente mal amada por sua mãe. Bettie me disse que sua mãe só a abraçou uma vez, que ela deixou claro que não a queria", disse o diretor na entrevista.

A franja

Bettie iniciou no estilo em que ficaria eternizada em 1950, quando conheceu um fotógrafo amador. Ele também foi responsável para que Page passasse a utilizar sua famosa franja convexa, após contá-la que sua testa seria grande demais para utilizar o cabelo partido no meio.

Foram os fotógrafos Irving Klaw e Bunny Yeager que a imortalizaram como uma pin-up. Entretanto, foram as fotos com poses de bondage, uma das práticas do sadomasoquismo, que Page acabou sendo intimada a depor após legisladores dos Estados Unidos temerem que representasse pornografia. De acordo com a BBC, ela não compareceu.

Nunca pensei que fosse vergonhoso. Eu me sentia normal. Só que era muito melhor do que bater na máquina de escrever oito horas por dia, o que se torna monótono", disse Bettie sobre as imagens, em 1998, durante entrevista à Playboy.
Bettie Page em sessão de fotos / Crédito: CMG Worldwide, Wikimedia Commons

Bettie teve três casamentos que, infelizmente, não deram certo. A modelo se converteu ao cristianismo, e acabou desaparecendo da vida pública, sem exibir um motivo concreto. Mark Mori, todavia, explica que a idade e o escândalo com as fotos contribuíram para o sumiço da modelo.

"Ela [Bettie] sentiu que estava ficando velha demais para modelar. Ela tinha 34 anos passando por 22. Sua imagem se tornou onipresente: em revistas, pôsteres e calendários. E ficou profundamente abalada com as audiências de Kefauver. [iniciada por legisladores dos Estados Unidos] Era muito para lidar", disse ele ao veículo.

No final da década de 1970, Bettie foi diagnosticada com esquizofrenia e acabou sendo presa por causa de um surto psicótico, e condenada a permanecer em uma instituição mental da Califórnia. "Ela esfaqueou seu senhorio e manteve seu marido e seus filhos como reféns, sob a mira de uma faca, e disse-lhes para não tirarem os olhos da imagem de Jesus na parede", relembrou o diretor. Durante essa época, ninguém sabia do paradeiro da Rainha das Pin-ups dos anos 1950.

Page teve seu nome de volta no gosto do público durante os anos 1990, devido ao lançamento de documentários que contavam sobre sua trajetória. Nesse tempo, vivia em uma casa de repouso e sobrevivia com pouco dinheiro.

A jovem Bettie Page /Crédito: Gerard Van der Leun

Hugh Hefner, fundador da Playboy, conseguiu arranjá-la um advogado para que a ajudasse a receber dinheiro com a utilização de sua imagem, que muitos usavam de forma indevida. 

"Bettie foi uma desbravadora sexual numa era em que tudo era tabu. Ela quebrou as regras morais, talvez sem nem mesmo entender o que eram ou determinavam de fato. Suas poses de pin-up girl e fotos de submissão abriram uma Caixa de Pandora do sexo para o mundo, onde o fetichismo e a nudez não são mais relegados a cantos obscuros e vendidos sob o balcão", registra Richard Foster na biografia "Bettie Page".

Em 2008, Bettie Page foi internada em estado crítico no dia 6 de dezembro. A Rainha das Pin-ups faleceu em 11 de dezembro devido a uma pneumonia. Ela foi enterrada no Westwood Village Memorial Park Cemetery, e em sua lápide está escrito: Bettie Mae Page, a Rainha das Pin-ups.