Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Ásia

Desastre de Bhopal, na Índia, matou quatro vezes mais que Chernobyl

Lançando 30 toneladas de veneno no ar, vazamento de gás industrial na Índia atingiu comunidade pobre

Simone Bitar Publicado em 03/12/2019, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Homem atingido pelo desastre - Getty Images
Homem atingido pelo desastre - Getty Images

As válvulas de segurança existem para impedir que tanques com produtos químicos explodam com a pressão. No entanto, elas falharam na fábrica de pesticidas Union Carbide.

Na madrugada de 2 para 3 de dezembro de 1984, uma falha de manutenção fez com que o tanque cheio de isocianato de metila começasse a ser enchido de água. Isso causou uma reação química descontrolada, que elevou a temperatura interna a 200°C. O tanque  acumulou pressão e a válvula de segurança fez seu trabalho, abrindo-se automaticamente. E assim liberou 30 toneladas de veneno no ar.

Entre os sobreviventes, muitos ficaram cegos ou sofrem de retardo mental / Créditos: Getty Images/Sandro Tucci

O isocianato de metila é altamente tóxico. Destrói olhos, pele e vias respiratórias. A nuvem de destruição foi levada pelo vento a uma favela próxima, onde a maioria das pessoas estava dormindo. Quem foi acordado tratou de correr, o que só piorou a situação: essas pessoas inalaram mais veneno do que quem ficou parado em casa.

As crianças foram particularmente atingidas porque os gases eram mais pesados que o ar, permanecendo próximos ao chão.

No dia seguinte, os corpos das vítimas cobriram as ruas de Bhopal. Segundo as estimativas mais altas, 25 mil pereceram apenas um dia - isso é quatro vezes mais que o total de vítimas Chernobyl. O governo indiano reconheceu e ressarciu uma quantidade bem menor de pessoas: 5.295 vítimas.


+Saiba mais sobre o tragédia de Chernobyl:

1. Chernobyl 01:23:40: The Incredible True Story of the World's Worst Nuclear Disaster (Editição Inglês), de Andrew Leatherbarrow - https://amzn.to/34BAlU7

2. Chernobyl 01:23:40, de Andrew Leatherbarrow (2019) - https://amzn.to/2rphnlr

3. Sobrevivi a Chernobyl: A história real do maior desastre nuclear da história contada por quem trabalhou nele, de Pedro Santiago - https://amzn.to/2oYhW4L

4. Chernobyl: O pior acidente radioativo da história, de Ler+ Digital (2019) - https://amzn.to/2Cpv71v

5. Chernobyl: The History of a Nuclear Catastrophe (Editição Inglês), de Serhii Plokhy (2018) - https://amzn.to/32ssOW0

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.