Matérias » Rússia

Em cores: o último grande momento de glória dos Romanov

Enquanto os aristocratas dançavam, as tensões sociais continuavam crescendo ao longo do território russo. Confira as imagens colorizadas!

Redação Publicado em 07/02/2020, às 08h00

O czar Nicolau II durante o baile
O czar Nicolau II durante o baile - Divulgação/Klimbim

Em 1903, o Tsar Nicolau II organizou um baile para comemorar os 290 anos de sua dinastia, os Romanov. Como uma das famílias mais antigas e poderosas da Europa, os Romanov lideraram o Império Russo por séculos. A opulência do baile no Palácio de Inverno, em São Petersburgo, fez jus a família que, na época, melhor representava o minguante absolutismo europeu.

O baile foi um festival extremamente luxuoso e saudosista, com muitos aristocratas — inclusive o próprio Czar e a Czarina — utilizando roupas que remontavam aos séculos anteriores, quando as monarquias ainda eram de fato absolutas por todo o continente.

A festa contou com quase 400 membros da aristocracia russa cravejados de joias. O traje de Nicolau e da Czarina Alexandra eram inspirados nos de Alexey Mikhailovic, imperador russo do século 17, e sua esposa. O vestido da imperatriz, com decorações em diamante e esmeralda (inclusive com uma enorme pedra verde no peito), valeria, nos valores atuais, cerca de 10 milhões de euros.

Enquanto os aristocratas dançavam, as tensões sociais continuavam crescendo ao longo do território russo. O cunhado do Czar, Grão-Duque Alexander Mikhailovic, depois recordou: “enquanto dançávamos, trabalhadores faziam greve em São Petersburgo e uma grande nuvem se formava sobre o extremo oriente russo”. Mikhailovic conseguiu escapar da Revolução Bolchevique de 1917, mas o Czar e sua família não tiveram a mesma sorte, sendo assassinados pelos revolucionários em 1918.

Confira algumas fotos do baile coloridas artificialmente pela artista russa Olga Shirnina.

O Tsar Nicolau II / Crédito: Divulgação/Klimbim

 

Tsarina Alexandra Feodorovna / Crédito: Divulgação/Klimbim

 

Cornette Kolioubakine / Crédito: Divulgação/Klimbim

 

Baronesa Emma Fredericksz / Crédito: Divulgação/Klimbim

 

Zinaida Yusupov / Crédito: Divulgação/Klimbim

 

Madame Tatischeva / Crédito: Divulgação/Klimbim

 

Princesa Olga Orlova / Crédito: Divulgação/Klimbim

 


+Saiba mais sobre os Romanov através das obras abaixo

Os Románov, de Simon Sebag Montefiore (2018)  - https://amzn.to/2OCiXtD

Nicolau e Alexandra: O relato clássico da queda da dinastia Romanov (Os Romanov), Robert K. Massie (2014) - https://amzn.to/2Rquspd

As irmãs Romanov, Helen Rappaport (2016) - https://amzn.to/2Lm6tE3

Romanov, Nadine Brandes (2019) - https://amzn.to/2uW3tsr

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.