Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Personagem

Enrique Favez: a inacreditável saga da primeira médica da América Latina

Passando por seu próprio marido, um oficial do Exército da França, ela formou-se em medicina e foi a primeira mulher a exercer a função profissionalmente

Isabela Barreiros Publicado em 23/10/2020, às 13h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Enriqueta Favez - Julio César González Pagés
Enriqueta Favez - Julio César González Pagés

No século 19, mulheres eram proibidas de exercerem muitos papeis na sociedade. Devido a essa impedição, a maioria delas continuou seguindo esse modelo, — o que não impediu que outras o enfrentassem.

Enrique Favez era um médico vindo da Suíça. Nascido em 1791, ele dizia ter estudado Medicina na França, atuado como médico de guerra e ainda como soldado no batalhão de Napoleão Bonaparte. Veio para a América Latina em 1819 e se estabeleceu em Cuba onde, em pouco tempo, tornou-se um importante cirurgião de Baracoa, povoado que morava. No entanto, guardava um segredo: na verdade, era Enriqueta Favez.

A verdadeira história do doutor veio à tona por ninguém mais ninguém menos que sua própria esposa. Enrique e Juana de León haviam se casado e viviam uma vida tranquila na região, apesar de alguns relatos de abuso de bebidas alcoólicas pelo marido e também envolvimento em brigas.

Assim que a denúncia foi feita, em 1824, Enrique — ou Enriqueta —, foi duramente punido por manter em sigilo sua verdadeira identidade.

A narrativa contada por ele era a seguinte: durante a guerra, havia sido capturado por tropas britânicas e mantido prisioneiro por um tempo. Ao ser liberado, decidiu ir até o novo continente para tentar conseguir uma vida melhor, visto que era médico e ainda tinha sua atuação no conflito em seu currículo.

De acordo com o historiador cubano Julio César González Pagés, autor de Por Andar Vestida de Homem, que conta a história, o contexto de Enriqueta perpassou pelo Exército de Napoleão, mas quem era o soldado era seu marido.

[Colocar ALT]
Ilustração do lado "feminino" e "masculino" do personagem / Crédito: Julio César González Pagés

"Há documentação histórica que mostra que Enriqueta esteve casada com um soldado do exército de Napoleão, que morreu. Tiveram um filho, que também morreu poucos dias depois do nascimento. A partir de então, ela começou a se vestir de homem e assumir uma identidade masculina", explicou à BBC Mundo.

Ela teria, assim, assumido a posição de seu marido durante a guerra, vestindo-se como militar e se colocando no lugar do homem na linha de combate francesa. Depois disso, apenas apropriou-se da personalidade masculina que já estava construindo.

O romancista cubano Antonio Benítez Rojo também investigou a história para escrever seu conto biográfico Mulher em Traje de Batalha. Segundo Rojo, ela realmente estudou Medicina em Paris — vestida de homem. Na época, a profissão destinava-se apenas a homens, mas Enriqueta conseguiu ultrapassar essa barreira ao transformar-se em tal.

Ele ainda alega que ela serviu como médica de guerra durante a Campanha Russa, como ficou conhecida a invasão francesa ao país em 1812.

Mas toda a farsa caiu ao chão quando Juana de León decidiu depor a real situação de seu marido. "Aparentemente, uma empregada da casa chegou um dia e Favez estava bêbado, sobre a cama, com a camisa desabotoada, e com os seios à mostra. A partir daí, começaram os rumores e parece que Juana, temendo o que poderia acontecer com ela e as pressões da própria família, decidiu fazer a denúncia”, explicou Pagés.

Ele foi levado ao tribunal e, quando ameaçado com um exame físico e determinação de andar sem roupas pelo vilarejo, admitiu que era, na verdade, uma mulher. Isso aconteceu em 6 de fevereiro de 1824.

Mesmo assim, teve seu corpo invadido e analisado por médicos. Os documentos, que hoje residem no Arquivo Nacional de Cuba, alegam que a pessoa "é dotada de todas as partes pudendas próprias do sexo feminino", concluindo que é uma "mulher real e perfeita". Foi, então, expulsa de todo o território latino-americano.

Ainda assim, a história mostra-se como um curioso rompimento com as regras da época. "Quando viaja para América, ocorre um processo muito interessante, porque se converte na primeira mulher a exercer a medicina em terra em Cuba, senão na América Latina", explica o historiador cubano.

Outro ponto importante é que a união de Enriqueta e Juana foi firmada oficialmente pela Igreja Católica, com todos os ritos do casamento religioso. Pagés relembra que “até onde se sabe, não havia casos públicos de lesbianismo na América Latina, e também são as primeiras mulheres que se casam com a benção da igreja em toda a hispanoamérica”.  


+Saiba mais sobre o tema por meio das obras a seguir:

Kit Gay, Alex Gino, David Levithan e Lucas Rocha (2019) - https://amzn.to/33l3ORc

Devassos no paraíso: A homossexualidade no Brasil, da colônia à atualidade, João Silvério Trevisan (2018) - https://amzn.to/35r2z4m

Além Do Carnaval. A Homossexualidade Masculina Do Brasil Do Século XX, James N. Green (2019) - https://amzn.to/2qJqe1b

Ditadura e Homossexualidades: Repressão, Resistência e a Busca da Verdade, James N. Green (2014) - https://amzn.to/2QRoX2W

História do movimento LGBT no Brasil, James N. Green (2018) - https://amzn.to/2QPHix7

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/3b6Kk7du