Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Gabriele Amorth

Gabriele Amorth: O exorcista do Vaticano que combateu mais de 70 mil possessões

Exorcista Chefe do Vaticano, o padre Gabriele Amorth tem história retratada no recém-lançado filme 'O Exorcista do Papa'

Alana Sousa Publicado em 19/02/2021, às 11h00 - Atualizado em 14/04/2023, às 17h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Gabriele Amorth, o exorcista do Vaticano - Getty Images
Gabriele Amorth, o exorcista do Vaticano - Getty Images

'O Exorcista do Papa' chegou aos cinemas brasileiros nos últimos dias e já vem gerando curiosidade no público. Estrelado por Russell Crowe, o longa dirigido por Julius Avery conta a história de um personagem real.

Exorcista Chefe do Vaticano e subordinado diretamente à Sua Santidade, o papa italiano Gabriele Amorth alega ter tratado 70 mil possessões demoníacas, conforme repercutido pela ABC News em 2010. O longa, porem, foca na aterrorizante história do jovem Henry, um dos casos mais intrigantes da carreira do religioso.

Encontro com o diabo

"Eu, medo de Satanás? É ele que deve ter medo de mim. Eu trabalho em nome do Senhor do mundo. E ele é só o macaco de Deus". A famosa declaração é do padre Gabriele Amorth, exorcista reconhecido pelo Vaticano, que alega ter tratado 70 mil possessões demoníacas.

O religioso foi um dos mais notórios exorcistas da Igreja Católica. Durante sua carreira, Gabriele Amorth publicou diversas obras, como 'Um Exorcista Conta-nos' (1990), 'Novos Relatos de um Exorcista' (1992), 'O Último Exorcista' (2012) e, 'Mais fortes que o mal — O demónio: reconhecê-lo, vencê-lo, evitá-lo' (2010).

O Exorcista Chefe do Vaticano morreu em setembro de 2016, aos 91 anos, devido a problemas pulmonares. No entanto, seu legado permanece e é retratado no filme 'O Exorcista do Papa', que recentemente chegou aos cinemas brasileiros.

"De repente, eu tive a nítida sensação de uma presença demoníaca na minha frente. Senti o demônio me olhando, me examinando, se movimentando ao meu redor", relatou ao site italiano Libero, em 2012, sobre seu primeiro encontro com o diabo.

O ar ficou frio. Um amigo exorcista já tinha me falado dessas mudanças bruscas de temperatura. Mas é uma coisa é ouvir falar e outro é viver a experiência", compeltou.

Um exorcista do Vaticano

Nascido em Módena, na Itália, em 1º de maio de 1925, o padre GabrieleAmorth iniciou sua trajetória religiosa ainda jovem. Quando tinha 30 anos, o religioso foi ordenado sacerdote católico romano. Seus trabalhos como exorcista oficial do clero foram iniciados em 1986.

Para Amorth, um exorcismo não é apenas classificado quando existe uma suspeita de possessão, mas quando é realizada uma oração ou ritual para uma pessoa específica. Em seu livro 'O Último Exorcista', o clérigo afirmou que "o mundo está sob o poder do diabo".

Conforme repercutido pelo Times of India, em 2006, ele chegou a inclusive afirmar que Adolf Hitler e Josef Stalin estavam possuídos pelo demônio, o que seria a grande razão por trás de todas as atrocidades cometidas pelos ditadores.

Relacionando novamente política com questões espirituais, o padre GabrieleAmorth afirmou que o papa João Paulo II sempre foi um grande nome que amedrontava as criaturas malignas.

Sobre os motivos que o levaram a tal crença, ele explicou: "Eu perguntei ao demônio mais de uma vez: Por que você tem tanto medo de João Paulo II? E eu tive duas respostas diferentes, ambas interessantes", relatou ao Catholic News Agency, em 2011. 

A primeira: porque ele desarmou meus planos. E eu acho que com isso refere-se à queda do comunismo na Rússia e na Europa Oriental, o colapso do comunismo."
Utensílios de Amorth para a realização de um exorcismo / Crédito: Getty Images

Em uma entrevista, concedida ao italiano Sandro Magister, em 2004, o padre GabrieleAmorth falou sobre a influência do Satanás na sociedade moderna, descrevendo-o como um ser tentador.

"Ele faz tudo para o homem pecar e cada vez que o mal é feito, ele fica para trás, deixando claro que é o homem que decide livremente suas ações. Mas há também uma ação extraordinária do maligno: e esta é a possessão diabólica", explicou.

Ironicamente, o filme favorito do pároco é o icônico 'O Exorcista', lançado em 1974, dirigido por William Friedkin. Para o religioso, a obra é relativamente fiel aos fatos reais, apenas exagera nos efeitos especiais.

Polêmicas

Apesar de ser respeitado na comunidade cristã, em meio ao público, o padre GabrieleAmorth era conhecido por possuir uma personalidade forte e opiniões, no mínimo, polêmicas.

O exorcista, assim como a cristã Gabriele Kuby e o antigo papa Bento XVI, estava entre os nomes que classificaram a saga Harry Potter como diabólica, alegando que "a magia é sempre um caminho para o diabo".

Gabriele Amorth, foi o exorcista oficial do Vaticano por 36 anos / Crédito: Getty Images

A intolerância com outras religiões, senão o catolicismo, também era uma marca do religioso, que chegou a dizer que o hinduísmo é baseado em "crenças falsas na reencarnação", conforme repercutido pelo Expresso em 2011.

Uma das frases mais controversas — e questionáveis — do líder católico relaciona yoga, satanismo e Harry Potter: "praticar yoga é satânico, leva ao mal como a leitura de Harry Potter".