Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Curiosidades

Há 478 anos, ocorria a sanguinária execução dos amantes de Catarina Howard, esposa de Henrique VIII

Julgados e condenados por alta traição, Thomas Culpeper e Francis Dereham foram enforcados e esquartejados em praça pública

Daniela Bazi Publicado em 10/12/2019, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Catarina Howard em pintura da Dinastia Tudor - Wikimedia Commons
Catarina Howard em pintura da Dinastia Tudor - Wikimedia Commons

Há 478 anos, Thomas Culpeper e Francis Dereham eram executados na Inglaterra por se relacionarem com a rainha Catarina Howard, esposa de Henrique VIII.

Thomas era um cortesão, e passou a se relacionar com a rainha após a mesma ficar insatisfeita com seu casamento, em 1539. Apesar do relacionamento não ser inteiramente comprovado, é certo que os dois trocaram correspondências por um bom tempo. Mas ele não foi o único.

Francis já havia sido amante de Catarina, em Norfolk, antes dela se tornar rainha. Ele retornou a corte após a mesma chamar alguns de seus antigos amigos. Assim, ele foi nomeado como seu secretário particular. O casal começou a levantar suspeitas de uma possível volta da relação em 1541.

Henrique VIII só acreditou que realmente estava sendo traído quando encontrou algumas das cartas de Catarina e Culpeper, mandando os três acusados imediatamente para a prisão. No dia 1º de dezembro os homens foram julgados e condenados por alta traição, sendo executados em 10 de dezembro de 1541.

Eles foram sentenciados ao enforcamento e esquartejamento em praça pública. Suas cabeças foram postas em exibição na London Bridge, e as partes do corpo de Dereham foram espalhadas por toda a cidade. O corpo de Culpeper foi enviado para descansar na igreja de St Sepulchre-without-Newgate. Catarina também foi considerada culpada e executada em 13 de fevereiro de 1542, na Torre de Londres. 


+Saiba mais sobre a monarquia britânica com as obras abaixo:

Vitória, a rainha: Biografia íntima da mulher que comandou um Império, Julia Baird (2018)

Link - https://amzn.to/2Y80QOZ

Elizabeth I - O Anoitecer de um Reinado, Margaret George (2012)

Link - https://amzn.to/37YWSg4

História concisa da Grã-Bretanha, W. A. Speck (2013)

Link - https://amzn.to/2qcqSnA

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.