Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Religião

Noite Infeliz: Na República de Cromwell, o Natal já foi proibido

Durante a República de Cromwell, era proibida qualquer forma de celebração do Natal

Redação Publicado em 17/12/2020, às 15h57 - Atualizado em 23/12/2022, às 12h10

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Montagem de Cromwell com o gorro do Papai Noel - Wikimedia Commons
Montagem de Cromwell com o gorro do Papai Noel - Wikimedia Commons

Houve um período na Inglaterra em que a celebração do Natal foi considerada uma verdadeira blasfêmia, de modo que pessoas poderiam ser levadas à masmorra caso desobedecessem a lei. Os próprios cristãos mais rígidos declararam que o 25 de dezembro seria uma data pagã e que, por isso, não deveria ser celebrada.

O líder da Revolução Puritana, Oliver Cromwell, cujos feitos incluem a decapitação do rei Carlos I e a transformação da Inglaterra uma república entre 1649 e 1660, tinha como objetivo eliminar tudo o que considerava como 'decadência moral' em seu país. Entre todos os problemas que identificou: o Natal.

Oliver Cromwell/ Crédito: Wikimedia Commons

Todas as formas de celebração do feriado religioso, o que incluía até mesmo as cantigas, não eram bem vistas pela sociedade puritana, que enxergava nelas um vestígio do paganismo, já que não haveria fundamento bíblico para tal festividade.

Para eles, a data nada mais era do que um feriado pagão criado pela Igreja Católica Romana, instituição que queriam eliminar, assim, purificando o Cristianismo.

Os puritanos se irritaram principalmente porque não é descrita na Bíblia a data do nascimento do Messias. "A data do Natal foi fixada em 25 de dezembro pelo imperador Constantino, porque nesse dia era celebrada a grande festa solar em Roma”, explicou ao El País, no ano de 2017, Ramón Teja, professor emérito de História Antiga da Universidade de Cantábria.

Estátua de Constantino/ Crédito: Pixabay

Assim, o imperador modificou o antigo festival do Dia do Nascimento do Sol Invicto, no qual era celebrado o solstício de inverno. “Foi uma fusão do culto solar com o culto cristão”, afirmou Teja. A partir disso, inúmeros elementos da cultura pagã foram incorporados às tradições natalinas.

O caos

No ano de 1644, o Parlamento inglês baniu oficialmente todas as festividades natalinas, de forma que, por quase duas décadas, muitas pessoas foram perseguidas. A simples realização de danças, cantigas, apresentações de teatro e também o consumo de bebidas alcoólicas durante a data tornaram-se crimes graves.

Símbolos como árvore de natal e até mesmo comidas tradicionais foram relacionados a rituais, de modo que também passou a ser proibido comer alimentos como pudim e tortas no feriado. Além disso, o comércio era obrigado a permanecer aberto durante todo o dia 25. 

A celebração da data somente deixou de ser um 'crime' diante da restauração da monarquia, em 1660.