Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Segunda Guerra

Fim do Levante do Gueto de Varsóvia: Há 77 anos, na Segunda Guerra, esses judeus escolheram lutar

Em 1943, os judeus do gueto de Varsóvia começaram um levante: era melhor perder a vida atirando em nazistas do que em uma câmara de gás

André Nogueira Publicado em 16/05/2020, às 07h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Levante de Varsóvia - Wikimedia Commons
Levante de Varsóvia - Wikimedia Commons

Houve, em 1943, um grande evento da resistência contra o nazismo, que acabou em uma horrenda chacina. Trata-se do Levante do Gueto de Varsóvia, trecho da capital polonesa onde os judeus eram confinados. Os quais posteriormente, optaram pela luta armada contra a ocupação alemã e a perseguição racial.

O Gueto de Varsóvia era uma das maiores concentrações urbanas de comunidade judaica, um dos corações do Holocausto. Foi um espaço de despojo de minorias de origem judaica estabelecido pelos nazistas como forma de conter, esconder e diminuir as condições de vida dos judeus na Polônia.

Em 1943, nesse gueto, viviam famílias judaicas que tentavam resistir. No processo de extermínio do fim da guerra, mais de 300 mil pessoas já tinham sido deslocadas ao campo de concentração de Treblinka, próximo ao complexo de Auchwitz-Birkenau e os que restavam no gueto já tinham plena noção do que os esperava. Em geral, esses contingentes levados de Varsóvia eram assassinados logo ao chegarem de trem ao campo.

A opção era a resistência / Crédito: Wikimedia Commons

Cientes do destino fatal na indústria da morte patrocinada pelo Reich, os varsovianos optaram pela opção mais digna: era melhor morrer lutando e matando nazistasinvasores do que se sujeitar ao extermínio na câmara de gás.

Seguindo essa lógica, em 19 de abril de 1943, os judeus do gueto iniciaram um levante em resistência aos planos genocidas de Hitler e a ocupação militar do país pelas forças armadas alemãs. 

Com um contingente de 1,5 mil pessoas, os judeus do gueto iniciaram a revolta com armas de fogo e pedras contra o policiamento nazista, que logo foi reforçado por um exército de 3 mil homens, comandados pelo então Brigadeführer da SS Jürgen Stroop.

O gueto estava em grande desvantagem. O que lhes favorecia era o conhecimento do terreno, pois eles atiravam e agrediam os nazistas entre as vielas e becos da cidade. Como represália, as tropas alemãs começaram a derrubar, uma à uma, as casas do complexo, destruindo as bases da revolta.

Depois de dias de batalha, as chances de vitória pareciam nulas. Muitos optaram pelo suicídio (que tem um peso negativo forte no judaísmo) à câmara de gás. A resistência se manteve, mesmo que com a consciência de sua inutilidade.

O avanço nazista foi destruindo o gueto. No dia 16 de maio daquele ano, os nazistas chegaram à sinagoga do gueto, explodindo-a. Isso marca o fim do levante e a completa derrota dos revoltosos.

Os judeus que mantiveram o levante foram todos assassinados. Por ordens de Hitler, todo o gueto foi reduzido a ruínas e as obras completamente destruídas. Os alemães construíram sobre o gueto um campo de contenção de prisioneiros políticos e militantes polacos, levados lá para serem exterminados. Depois, foi montado naquele espaço o campo de concentração KL Warschau.


+Saiba mais sobre a Segunda Guerra através das obras abaixo

A Segunda Guerra Mundial: Os 2.174 dias que mudaram o mundo, de Martin Gilbert (2014) - https://amzn.to/2RdWQeu

A Segunda Guerra Mundial, de Antony Beevor (2015) - https://amzn.to/2Lgur3l

Guerra: O horror da guerra e seu legado para a humanidade, de Ian Morris (2015) - https://amzn.to/37RGL3M

Box Memórias da Segunda Guerra Mundial (2017) - https://amzn.to/2LgFw4z

O Essencial da Segunda Guerra Mundial (2014) - https://amzn.to/37VuICC

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/3b6Kk7du