Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Curiosidades

A inspiração real para Moby Dick

No aniversário de 168 anos da publicação do livro, conheça a história real da baleia assassina do século 19

Isabela Barreiros Publicado em 18/10/2019, às 06h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Reprodução
Reprodução

O escritor estadunidense Herman Melville publicou seu maior romance no ano de 1851. Moby Dick se tornou um dos maiores clássicos da literatura, contando a história do capitão Ahab que tem uma obsessão no mar: matar a baleia que arrancou fora sua perna, a famosa Moby Dick.

O que poucos sabem é que o autor teve uma inspiração da vida real para escrever o livro. Moby Dick foi influenciada pela história de Mocha Dick, uma baleia albina conhecida por destruir todos os barcos que passavam por seu caminho.

Ela provavelmente viveu durante o começo do século 19, nas águas da ilha de Mocha, perto da costa do Chile. O mais assustador do animal, além da destruição causada pela sua cauda, era sua aparência. Albina, Mocha Dick estava coberta por enormes cicatrizes em sua cabeça.

Crédito: Reprodução

O explorador Jeremiah N. Reynolds escreveu o artigo Mocha Dick or the white whale of the Pacific em 1839, descrevendo a baleia como “uma aberração da natureza, branca como a lã e com a cabeça coberta de cracas”. Ela também possuía uma maneira muito particular e agressiva de agir no mar.

“Ao invés de projetar sua cabeça obliquamente para frente e soprar com um esforço curto, acompanhado por um ruído de bufo, como de costume da sua espécie, ela arremessava a água da narina num volume alto e expandido, em intervalos regulares e um tanto distantes”, explicou o autor.

Estima-se que o animal tenha conseguido escapar de mais de cem armadilhas organizadas especificamente para assassiná-lo. Mas foi na década de 1830 que Mocha Dick foi morta por marinheiros.

A carcaça de aproximadamente 20 metros foi usada pelos baleeiros. Eles produziram mais de cem barris de óleo de baleia e de âmbar-cinzento - considerado uma das mais importantes substâncias para a elaboração de perfumes.


Saiba mais sobre a baleia Moby Dick pelos livros a seguir:

1. Moby Dick (Coleção Clássicos de Ouro), Herman Melville (2017) - https://amzn.to/2OXNTF0

2. Mocha Dick: or the White Whale of the Pacific: A Leaf from a Manuscript Journal, Jeremiah Reynolds (2013) - https://amzn.to/2qlpM8J

3. Moby Dick, Christophe Chabouté (2017) - https://amzn.to/2MmYo2P

4. Moby Dick (eBook Kindle), Tony Sumner - https://amzn.to/2Bhz1sW

5. Mocha the Whale - the Real Moby Dick: With transcription of Jeremiah Reynold's Mocha Dick, Jeremiah Reynolds (2015) - https://amzn.to/2nQBXcK

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível de produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.