Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Personagem

Kim Jong-chul, o excêntrico irmão do ditador da Coreia do Norte

Chul deveria ter sido sucessor de Kim Jong-il no governo, mas foi impedido pelo pai por não ter o "perfil" de um governante

André Nogueira Publicado em 05/06/2020, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Uma das raras imagens públicas de Kim Jong-chul - Divulgação
Uma das raras imagens públicas de Kim Jong-chul - Divulgação

O país mais misterioso do mundo poderia, hoje em dia, ser governado por uma pessoa completamente diferente. Kim Jong-chul, meio-irmão do atual ditador da Coreia do Norte, era o primeiro na sucessão do pai quando foi retirado do governo por ser, nas palavras de Jong-il, “muito fraco e feminino”.

A incompatibilidade de Jong-chul com o governo norte-coreano já era visível quando o jovem era estudante na Escola Internacional de Berna, na Suíça, onde se apresentava como um poeta pacifista. Em um de seus textos autorais, ele escreveu: “Se eu tivesse meu mundo ideal, eu não permitiria armas e bombas atômicas nunca mais e todo mundo seria feliz: sem guerra, sem morte, sem lágrimas”.

Em baixo, esq. para dir.: Kim Jong-il; Kim Jong-nam. Em cima, esq. para dir.: Sung Hye-rang; Lee Nam-ok; Lee Il-nam. Foto de 1981 / Crédito: Divulgação/Twitter

Porém, mesmo que desde cedo a apatia política de Chul fosse perceptível, num primeiro ainda havia a possibilidade dele ser o sucessor de Kim Jong-il. Isso porque o pai imaginava que uma mudança poderia ocorrer se o filho fosse educado como ele mesmo foi: o jovem foi, então, colocado numa posição baixa no Partido dos Trabalhadores da Coreia, para que desenvolvesse brio político.

No entanto, Kim Jong-chul é o contrário de seu irmão em muitos aspectos. Ele sempre foi isolado da política e, principalmente, das câmeras. Ao mesmo tempo, é descontraído. O clássico playboy rico que, impedido de governar, decidiu passar a vida viajando e conhecendo hotéis caros enquanto acompanha turnês de seu maior ídolo, Eric Clapton.

O jovem de menos de 40 anos é conhecido entre os coreanos por ser sensível e despojado, ao contrário do irmão mais novo, também mais sisudo e político. Seu pai parecia ver que seu estilo de vida passava longe de qualquer pilar do governo de Pyongyang: era desligado demais para a política, esbanjava demais para o socialismo e era fraco para o isolamento militar exigido na geopolítica asiática.

Jong-chul só é visto em câmeras de relance, ocasionalmente / Crédito: Divulgação

Hoje em dia, Jong-chul é, além de poeta viajante, líder de um grupo chamado 'Ponghwajo', composto por filhos de importantes líderes asiáticos, como herdeiros da China comunista e altos funcionários da Coreia do Norte. Esta organização não possui interesses políticos, sendo apenas um local onde esses indivíduos se reúnem e fazem o que quiserem.

Ao contrário do irmão mais velho da família Kim, Jong-nam (morto em 2017), Chul não é um alvo do governo da Coreia do Norte e provavelmente não sofrerá represálias contra suas atitudes. Apenas afastado da vida pública e de Kim Jong-un, esse rapaz torna-se, cada vez mais, e intencionalmente, irrelevante para as questões mundiais.


+Saiba mais sobre a Coreia do Norte por meio das obras a seguir:

A Revolução Coreana: O desconhecido socialismo Zuche (Revoluções do século 20), Paulo Visentini (2018) - https://amzn.to/30pddHC

Dentro do segredo: Uma viagem pela Coreia do Norte, José Luís Peixoto (2014) - https://amzn.to/2E9rYDX

Pyongyang: Uma Viagem a Coreia do Norte, Guy Delisle (2007) - https://amzn.to/2RZHkD8

North Korea A History from Ancient Times to the Present: The Socialist Revolutionary History of the Korean Juche State of President Kim Il Sung (English Edition), Theodore Schweitzer - https://amzn.to/2tUt1Wv

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W