Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Nazismo

Hitler tinha planos para um holocausto americano

Obra de sua coleção pessoal trazia detalhes sobre os judeus vivendo nos EUA e Canadá, o que indica seus planos caso conquistasse os países

Letícia Yazbek Publicado em 10/01/2020, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Supremacistas brancos em movimento na Georgia, EUA - Getty Images
Supremacistas brancos em movimento na Georgia, EUA - Getty Images

O raro livro Statistik, Presse und Organisationen des Judentums in den Vereinigten Staaten und Kanada (Estatísticas, Mídia e Organizações de Judeus nos Estados Unidos e no Canadá), que pertenceu a Adolf Hitler, revela planos de levar o holocausto ao continente americano.

Publicada em 1944 pelo pesquisador nazista Heinz Kloss — que viveu nos Estados Unidos —, a obra de 137 páginas fornece detalhes sobre a população judaica em grandes cidades dos EUA e do Canadá, como Nova York e Montreal.

No livro, Kloss, que trabalhou para o Terceiro Reich, utilizou dados dos anos 1930, fornecidos por uma extensa rede de contatos de simpatizantes do nazismo, para classificar os judeus americanos por origem étnica e linguística.

A contracapa, marcada com as palavras ex libris Adolf Hitler — expressão que indica posse —, revela que a obra pertenceu à coleção pessoal do líder nazista.

Livro fornecia dados sobre judeus que moravam na América do Norte / Crédito: Reprodução - Biblioteca e Arquivos do Canadá

Os especialistas acreditam que Hitler planejava se infiltrar na América do Norte e tornar o holocausto um evento que abrangesse outros continentes — em 1943, por exemplo, os alemães estabeleceram uma estação meteorológica na atual região de Terra Nova e Labrador, no Canadá.

“Isso demonstra que o holocausto não foi um evento europeu — foi um evento que não teve a oportunidade de se espalhar para além da Europa", disse Micael Kent, curador da Biblioteca e Arquivos do Canadá, ao Guardian .


Leia mais sobre nazismo com as obras a seguir:

High Hitler, de Norman Ohler (2017) - https://amzn.to/37OY6dQ

Hitler, de Ian Kershaw (2010) - https://amzn.to/2OoWFuR

Os fornos de Hitler: A história de uma sobrevivente de Auschwitz, de Olga Lengyel (2018) - https://amzn.to/2DfIrGm

Hitler e o Desarmamento, de Stephen P. Halbrook (2017) - https://amzn.to/2pRZcEm

O último dia de Hitler: Minuto a minuto, de Jonathan Mayo e Emma Craigie (2016) - https://amzn.to/37JZe2r

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.