Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Idade Média

Lobotomia: A técnica medieval que ganhou o Nobel

A técnica bizarra é considerada um dos capítulos mais abomináveis e cruéis da história da psiquiatria

Alexandre Carvalho Publicado em 27/11/2019, às 12h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Operação médica na cabeça - Wikimedia Commons
Operação médica na cabeça - Wikimedia Commons

No que talvez seja o maior arrependimento do Instituto Karolinska – a universidade sueca que escolhe os vencedores anuais –, o Prêmio Nobel de Medicina de 1949 foi entregue ao neurologista português António Egas Moniz “pela descoberta do valor terapêutico da leucotomia em certas psicoses”.

Leucotomia era o nome original da lobotomia. A perspectiva convencional na época era de que doenças mentais tinham a ver com alguma enfermidade física do cérebro — uma visão diferente da atual, que entende os distúrbios psiquiátricos como algo impossível de ser tratado com bisturi.

Nos EUA, Walter Freeman virou um médico-celebridade por causa da lobotomia. Ficou famoso pelo método de martelar um picador de gelo sobre o globo ocular do paciente, crânio adentro, até separar as vias que ligam os lobos frontais a outras regiões do cérebro. O cirurgião tinha até um lobotomóvel, que usava para viajar pelo país, divulgando suas técnicas.

O português Moniz defendia que ela só deveria ser aplicada em pacientes muito violentos ou em suicidas. Freeman aumentou a abrangência, prometendo curar também a hiperatividade e a ansiedade. Chegou a praticar até em crianças malcomportadas. Só não contava aos clientes que, apesar de alguns casos bem-sucedidos, havia os muitos que ficavam com deficiências graves para o resto da vida, ou até morriam na intervenção.

Cerca de 50 mil americanos foram lobotomizados entre 1936 e os anos 1970. Se fosse uma mulher dos nossos tempos, Rosemary não correria o risco de sofrer essa violência – assim como pacientes bipolares, depressivos, hiperativos ou crianças desobedientes: a lobotomia foi substituída por remédios tarja preta. 


+Saiba mais sobre o tema através das obras abaixo

1. 30 Histórias Insólitas Que Fizeram a Medicina, de Jean-Noël Fabiani (2019) - https://amzn.to/33fpduN

2. A fabulosa história do hospital: Da Idade Média aos dias de hoje, de Jean-Noël Fabiani (2019) - https://amzn.to/2QIKVFe

3. Arterias sanas gracias a una dieta equilibrada sin colesterol, de Jean-Noël Fabiani (2009) - https://amzn.to/2QINNla

4. La cocina de sus arterias (Edição Espanhol), Jean-Noël Fabiani (2016) - https://amzn.to/33ew6N0

5. L'Incroyable Histoire de la médecine (Edição Francês), Jean-Noël Fabiani (2018) - https://amzn.to/2D6CF9I

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.