Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Personagem

Margaret Murray: egiptóloga, bruxa e feminista

Nascida na Índia Britânica, Murray tornou-se um ícone no universo acadêmico do século 20

Joseane Pereira Publicado em 14/02/2020, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Murray durante uma de suas pesquisas - Wikimedia Commons
Murray durante uma de suas pesquisas - Wikimedia Commons

Com uma trajetória que mescla acusações de feitiçaria, estudos sobre fadas e escavações em sítios do Egito Antigo, Margaret Murray é uma das figuras mais icônicas do século 20, deixando em seu legado importantes contribuições para a introdução das mulheres no mundo da ciência.

[Colocar ALT]
Margaret Murray em 1928 / Crédito: Wikimedia Commons

Nascida em 13 de julho de 1863 em Calcutá, na Índia Britânica, Margaret trabalhou como enfermeira antes de partir para estudos em História e Arqueologia.

Proveniente de uma família de classe média alta, ela se mudou para Londres em 1894 e logo se tornou amiga do grande egiptólogo William Flinders Petrie.

Margaret fez parte de um grupo de estudos liderado por Petrie, que a encorajou a publicar seus primeiros trabalhos acadêmicos e a apontou como professora assistente em 1898.

Sua fama no meio acadêmico levou-a para escavações em Abydos, no Egito, e em Saqqara, necrópole do Antigo Império Egípcio, perto do atual Cairo. Percebendo a febre que a egiptologia tinha entre os britânicos, Margaret escreveu muitos livros sobre o assunto, todos destinados ao público leigo.

Em 1908, a pesquisadora removeu as ataduras da múmia de Khnum-nakht, encontrada na famosa Tumba dos Dois Irmãos - a primeira mulher a realizar esse tipo de trabalho.

Entre bruxas e fadas

Após ser rejeitada em uma escavação no Egito em 1921, Margaret focou seus estudos na hipótese do culto bruxo. Seu livro O Culto à Bruxaria na Europa Ocidental teve grande influência no emergente movimento religioso da Wicca.

Nas palavras da própria autora: “Quando de repente percebi que o chamado Diabo era simplesmente um homem disfarçado, fiquei assustada, quase apavorada, pela forma como os fatos se encaixavam e mostravam que as bruxas eram membros de uma antiga forma de religião, e que os registros existentes tinham sido feitos por perseguidores de seu culto”.

Enquanto isso, o meio acadêmico passou a questionar sua posição como pesquisadora, afirmando que seus estudos não seriam fontes confiáveis e que a interpretação de Murray sobre a História não era demonstrável de acordo com as normas estritas do historiador.

A Disputa de Titania e Oberón, de Joseph Noel Paton / Crédito: Wikimedia Commons

Outras teorias de Margaret eram de que os elfos seriam uma subcultura humana que habitava as Ilhas Britânicas, e que as fadas eram os sobreviventes de uma cultura neolítica de pastores. Segundo o escritor J.B. Hare, “Quanto à levitação, Murray apontou que as bruxas usavam pomadas de ervas que continham alucinógenos antes de voar, produzindo efeitos extáticos. Além disso, a descrição das cerimônias de bruxas incluía danças prolongadas. Agora se sabe que os xamãs usam técnicas semelhantes que causam estados alterados de consciência, entre os quais a sensação de voar. Este aspecto da hipótese de Murray foi corroborado por outros estudiosos”.

Feminismo

A trajetória de Margaret também é marcada pela atuação no movimento feminista emergente à época. Juntando-se à União Social e Política das Mulheres, organização que lutou pelo sufrágio feminino no Reino Unido entre 1903 e 1917, a escritora devotou grande parte do seu tempo em melhorar as condições de trabalho das mulheres na universidade.

Seu ativismo correspondeu a uma época de despertar mundial de líderes intelectuais femininas, que não permitiam mais que suas conquistas e ambições fossem marginalizadas.

Margaret Murray faleceu em 13 de novembro de 1963, aos exatos cem anos, deixando a uns o legado de alguém que despertou religiões antigas e a outros, o preenchimento de lacunas no conhecimento científico e o exemplo de uma mulher que rompeu muitas barreiras de gênero.


++Saiba mais sobre bruxaria através das obras abaixo

História da Bruxaria: Feiticeiras, hereges e pagãs, de Jeffrey B. Russell, 2019 - https://amzn.to/31Pj73W

As bruxas: Intriga, traição e histeria em Salem, de Stacy Schiff, 2019https://amzn.to/2MHwS00

Mulheres E Caça Às Bruxas, de Silvia Frederici, 2019 - https://amzn.to/32M8gJk

Caliba e a Bruxa, de Silva Federici, 2018 - https://amzn.to/2N35kB6

Bíblia das Bruxas, de Janet Stewart, 2016 - https://amzn.to/33WEhyk

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.