Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Segunda Guerra

Entre farsas e fake news: As mentiras sobre a Segunda Guerra

Rumores que envolviam o Führer e os soldados nazistas ainda são reproduzidos nos dias de hoje

Isabela Barreiros Publicado em 28/09/2020, às 16h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Hitler saudando seus membros, cercado por símbolos nazistas - Getty Images
Hitler saudando seus membros, cercado por símbolos nazistas - Getty Images

Durante a Segunda Guerra Mundial, tanto o Eixo quanto os Aliados utilizaram fortes propagandas de massa a fim de apresentar seus próprios lados sobre o conflito. A ferramenta era tão eficiente que, mesmo após décadas, conseguem persuadir e distorcer os fatos.

Obras cinematográficas que representam o acontecimento histórico também contribuem para a reprodução de sensos comuns e mitos que quase sempre não fizeram parte da realidade de quem viveu o evento. Livros que envolvem uma ficção baseada na história também colaboram para esse cenário.

“A persistência desses mitos, mesmo não sendo exatos, revela uma dificuldade: apesar de suas habilidades, os historiadores nem sempre conseguiram mostrar ao grande público os frutos de seus trabalhos”, escreve Jean Lopez, historiador e jornalista, no livro Os Mitos da Segunda Guerra Mundial.

Inflar histórias sobre episódios que teriam acontecido durante o conflito parece um fator comum à sociedade tanto logo após o acontecimento quanto atual. Alguns dos mitos persistem até os dias de hoje.

A derrota francesa

Crédito: German War Department

A Batalha da França fez de Paris território germânico – coisa que, durante a Primeira Guerra, os alemães haviam tentado com afinco e não conseguiram. A cidade só voltaria a pertencer aos franceses em 1944. De quebra, a vitória sobre a França expulsou as tropas inglesas do continente e levou Hitler às portas de Londres.

Existe um mito que diz respeito à ideia de que a França teria “desenrolado o tapete vermelho” ao líder nazista, permitindo que ele facilmente ocupasse o país. O problema é que os franceses ainda estavam tentando se recuperar dos estragos que sofreram ao longo da Primeira Guerra. A fragilidade, então, fez com que a Alemanha conseguisse tomar o território de maneira muito mais simples que o normal.

A dança de Hitler

Crédito: Domínio Público

Não há evidências que sustentem a bizarra história de que Hitler dançou um pouco ao ouvir que seu Exército havia ocupado prontamente o território francês. Como líder de um país, o nazista não zombaria assim da sua posição na guerra.

É claro que o governante ficou surpreso — positivamente — devido ao fato de ter conseguido conquistar mais fácil do que esperava a França.

Batalha de Dunquerque

A evacuação de Dunquerque faz parte do imaginário popular devido a sua certa frequência em filmes de Hollywood — que normalmente aumentam a história para algo que não necessariamente aconteceu de verdade. O mito que cerca essa narrativa é a possibilidade de Hitler ter instruído seus soldados a não atacarem os britânicos, em uma espécie de homenagem a Churchill.

O fato é que o Exército nazista estava fazendo um descanso no local e teriam se reagrupado durante a evacuação. Mas isso não quer dizer que o líder havia feito isso em saudação ao Reino Unido, e sim que isso foi uma coincidência de tempo.


+Saiba mais sobre a Segunda Guerra Mundial por meio das obras a seguir:

Os mitos da Segunda Guerra Mundial, dos compiladores Jean Lopez e Olivier Wieviorka (2020 ) - https://amzn.to/38TAOTW

A Segunda Guerra Mundial, de Martin Gilbert (2014) - https://amzn.to/2STHDhL

O Terceiro Reich em Guerra, de Richard J. Evans (2014) - https://amzn.to/2u9I0wd

Box Memórias da Segunda Guerra Mundial, de Winston Churchill (2017) - https://amzn.to/2LgFw4z

O Essencial da Segunda Guerra Mundial, de Dimas da Cruz Oliveira (2014) - https://amzn.to/37VuICC

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W