Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Personagem

Morte e revolução: Os momentos finais de Vladimir Lenin

Neste dia, em 1924, o líder socialista que comandou a Revolução Russa morria em virtude de uma hemorragia cerebral

Redação Publicado em 21/01/2020, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Vladimir Lenin - Getty Images
Vladimir Lenin - Getty Images

A última foto do líder da Revolução Bolchevique mostra um homem destruído. No final de 1923, atingido por três derrames, mudo e paralisado, Lenin manda um olhar quase sobrenatural, quase do além-túmulo para a câmera, ao lado de sua irmã Anna Ilyinichna Yelizarova-Ulyanova e seu médico, M. Kozhevnikov. Tirada no final de 1923, não é difícil duvidar que ainda estivesse vivo. 

Vladimir Ilyich Ulyanov foi o homem que provou que Karl Marx estava errado. O fundador do socialismo científico acreditava que a revolução viria por si só, das massas de proletários descontentes no capitalismo avançado. Lenin mandou às favas essa parte da teoria e tratou de criar a sociedade marxista através de um partido que liderou as massas, num país semifeudal, que era tudo menos capitalista avançado. 

Lenin, em uma de suas últmas fotos / Crédito: Wikimedia Commons

Se o líder revolucionário teria o mesmo sucesso como líder de paz - ou se causaria tanta destruição quanto Stalin -, o mundo nunca irá saber. Em maio de 1922, ele sofreu o primeiro derrame. A União Soviética nem existia ainda – as repúblicas socialistas só seriam unificadas em dezembro do mesmo ano. Stalin se tornaria o líder absoluto. 

Lenin não estava feliz com isso. Ele passou seus últimos dias tentando evitar a consolidação do poder pelo rival. Sua carta-testamento, escrita no início de 1923, afirma que Stalin deveria ser deposto, com Trotski tomando seu lugar. Mas já era tarde demais: com o poder já sob suas mãos, Stalin trataria de evitar que seu conteúdo fosse conhecido pelo público em geral. Trotski seria exilado e, mais tarde, assassinado.


Saiba mais sobre o tema através das obras abaixo

Lênin – Um retrato íntimo (e-book) - https://amzn.to/2JtPQoU

Democracia E Luta De Classes, Vladímir Ilitch Lênin (2019) - https://amzn.to/2WoqWfx

Reconstruindo Lênin. Uma Biografia Intelectual, Tamás Krausz (2017) - https://amzn.to/2MXjEg0

Lenin: vida e obra, Moniz Bandeira, Luiz Alberto (2017) - https://amzn.to/349ZqoT

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.