Matérias » Antiguidade

Monte Vesúvio: Como os famosos esqueletos de Pompeia foram encontrados?

Restos da tragédia foram encontrados durante mais de cem anos. Muitos ficaram eternizados graças a equipes de escavações e impressionam visitantes até hoje

Alana Sousa e Pamela Malva Publicado em 12/11/2019, às 14h00

Esqueletos petrificados em Pompeia
Esqueletos petrificados em Pompeia - Wikimedia Commons

A erupção do Vesúvio é até hoje lembrada como uma das maiores catástrofes ambientais da História. No ano de 79, o Monte Vesúvio, localizado na Itália, entrou em erupção e destruiu as antigas cidades de Pompeia e Herculano, matando cerca de duas mil pessoas e deixando mais de dez mil desabrigadas.

As mortes foram a parte mais significante da tragédia. Foram mais de cem anos de descobertas de esqueletos. O primeiro sendo datado de 1777, e em 1980, foram encontrados 332 restos mortais, em Herculano.

Um dos esqueletos encontrados em Pompeia / Crédito: Wikimedia Commons

 

A PRIMEIRA DESCOBERTA

O primeiro achado foi feito por acaso, no século 18. Trabalhadores que construíam um palácio para o rei Bourbon se depararam com a ossada bem preservada de uma jovem. Logo, mais esqueletos foram sendo localizados.

No entanto, foi apenas no ano de 1864 que Giuseppe Fiorelli, diretor das escavações na época, teve a ideia de reconstituir o momento da morte daquelas pessoas — algo que impressiona a turistas e curiosos até os dias atuais.

Esqueletos em Pompeia / Crédito: Wikimedia Commons

 

Fiorelli notou a existência de moldes ocos formados com as cinzas espalhadas sobre os corpos, com a erupção. A equipe realizou o trabalho de preenchê-los com gesso, recriando a posição na qual as vítimas morreram e foram, com o tempo, petrificadas. A minuciosa tarefa replicou também as expressões faciais, que eternizaram o horror do momento.


Saiba mais sobre o tema através das obras abaixo

Pompeia: A vida de uma cidade romana, Mary Beard (2016)

link - https://amzn.to/2X9ITir

Os Últimos Dias de Pompéia, Edward Bulwer-Lytton (2005)

link - https://amzn.to/2Q7p5uA

Vulcano, os Vulcões Italianos, Tara Castelli Felice (e-book)

link - https://amzn.to/33CEGGB

Pompéia, Robert Harris (2005)

link - https://amzn.to/2NFVmYd

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.