Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Personagem

Há exatos 76 anos, Hitler tirava a própria vida em seu bunker secreto

Aceitando a derrota da Alemanha Nazista na Segunda Guerra, o Führer ficou escondido no coração de Berlim até seu último suspiro

Isabela Barreiros / Atualizado por Alana Sousa Publicado em 30/04/2020, às 06h00 - Atualizado às 00h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pintura do livro "Adolf Hitler - Fotos da vida do líder" - Getty Images
Pintura do livro "Adolf Hitler - Fotos da vida do líder" - Getty Images

Hitler já estava escondido no bunker antes do Exército Vermelho adentrar Berlim, em 1945. Ele se retirou para seu Führerbunker em 16 de janeiro de 1945, ficando próximo ao Portão de Brandenburgo, no coração da capital alemã, com guardas e algumas pessoas específicas, como seus imediatos e sua amante Eva Braun.

Ele recebeu inúmeras más notícias enquanto estava em seu esconderijo. A aproximação das tropas americanas e soviéticas preocupava os militares nazistas, que já acreditavam que Berlim seria o cenário da batalha final da Segunda Guerra.

Em 20 de abril, a cidade começou a ser bombardeada pelos soviéticos. Já no dia seguinte, o Exército Vermelho chegava aos arredores da cidade, e foi em 22 de abril que Hitler declarou derrota pela primeira vez. A partir desse momento, o líder nazista já afirmava que permaneceria no bunker e cometeria suicídio no mesmo lugar, perguntando ao médico da SS Werner Haase qual era o método de suicídio mais confiável.

Crédito: Getty Images

Apenas alguns dias depois, Hitler e Eva Braun decidiram que iam se casar — a união, no entanto, durou apenas algumas horas. Ainda no dia 29, o Führer recebeu a notícia de que seu colega Benito Mussolini havia morrido na Itália. O dramático fim do ditador foi entendido como um aviso pelo nazista, que começou a mobilizar as últimas 24 horas no bunker.

Hitler, Braun e alguns secretários almoçaram. Então, o casal se despediu das outras pessoas que ocupavam o local secreto, como Bormann, Goebbels e sua família e alguns oficiais militares. Por volta das 14h30, os dois entraram no escritório pessoal do nazista.

Acredita-se que os que estavam presentes tenham escutado um ou mais tiros nas 15h30 daquele dia. Além disso, teorias também afirmam que Braun tomou uma cápsula de cianeto para se matar, e que Hitler deu um tiro em si mesmo. Mas ainda existem historiadores que alegam que ele também tomou um frasco do composto químico para cometer suicídio e depois atirou com a sua pistola.

O cheiro de amêndoas queimadas toma o recinto — anunciando a morte do mais odiado político nazista. Heinz Linge, criado de Hitler, e Otto Günsche, oficial do Exército Alemão, entraram no escritório e afirmaram a morte dos dois. Eles estavam lado a lado no sofá mantido no bunker.

Crédito: Getty Images

Linge e algumas pessoas começaram a embrulhar os dois corpos e leva-los para o jardim fora do Führerbunker. Lá, eles encharcaram os cadáveres com gasolina e colocaram fogo nos mesmos. Estima-se que essa operação tenha durado desde as 16h até as 18h30 daquele dia.

No dia seguinte, Joseph Goebbels, o Ministro da Propaganda do Terceiro Reich ainda se mataria no bunker, levando consigo sua esposa e seus seis filhos, mortos também por ingestão de cianeto.


+Saiba mais sobre o tema por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Blitzed, de Norman Ohler (2015) - https://amzn.to/3ajDlJh

High Hitler, de Norman Ohler (2017) - https://amzn.to/3iXJqz1

Hitler, de Ian Kershaw (2010) - https://amzn.to/2VfP7ga

O jovem Hitler: Os anos de formação do Führer, de Paul Ham (2020) - https://amzn.to/34qJb88

Minha Luta Contra Hitler, de Dietrich Von Hildebrand (2020) - https://amzn.to/3b1Kkpk

A mente de Adolf Hitler, de Walter C. Langer (2018) - https://amzn.to/2ySuHlV

Os fornos de Hitler: A história de uma sobrevivente de Auschwitz, de Olga Lengyel (2018) - https://amzn.to/3efDr5A

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W