Matérias » Personagem

Legado eterno: A intrigante múmia de Mao Zedong

O líder chinês, assim como outros comunistas, foi embalsamado e permanece quase intacto até os dias de hoje

Isabela Barreiros Publicado em 29/03/2020, às 07h30

O corpo embalsamado de Mao Zedong
O corpo embalsamado de Mao Zedong - Getty Images

Lenin, Stalin, Ho Chi Minh — comunistas que, ao morrerem, tiveram seus corpos preservados para além da vida. As múmias permanecem até hoje, assim como a ideologia, e muitas vezes representam na forma física quase eterna o poder que os líderes revolucionários exerceram enquanto vivos. Quando o político chinês Mao Zedong faleceu em 1976, o mesmo foi feito — ou quase.

Na época, a China ainda não possuía a tecnologia que permitia o embalsamento de corpos por tanto tempo. No entanto, não podiam pedir ajuda à União Soviética, visto que estavam em constante disputa para definir quem seria o líder do bloco comunista mundialmente. Como alternativa, tiveram de desenvolver, de maneira rápida, um método experimental para tal pedido.

Antes de falecer, Mao já tinha deixado claro que gostaria que seu corpo fosse cremado. Mas autoridades chinesas, incluindo sua viúva Jiang Qing decidiram que seu corpo permaneceria quase intacto, custe o que custasse.

Crédito: Wikimedia Commons

 

O pior de tudo foi que não se imaginava que o ex-presidente fosse morrer. Assim que ele faleceu, os dirigentes convocaram uma pessoa que poderia ajudar no processo de não deixar o corpo entrar em decadência. Xie Piao, um oficial que supervisionava um projeto experimental de refrigeração termoelétrica foi o escolhido para lidar com essa grande confusão.

Ele lembra que "ninguém esperava que o presidente Mao morresse, então não houve preparativos”. No meio da noite, ele teve de arrumar uma maneira de resfriar o cadáver do líder comunista para, assim, poder preserva-lo durante um grande período de tempo.

"Nosso objetivo era baixar a temperatura para 4 ou 5 graus Celsius (39-41 graus Fahrenheit). Não conseguimos congelá-lo — essa foi a ordem dos médicos ", explicou Piao. Segundo ele, mais de 400 pessoas estavam envolvidas com o projeto de embalsamar Mao.

Acredita-se que o processo tenha envolvido a drenagem de fluidos de dentro do corpo. Depois, os especialistas injetaram uma substância contendo um conservante químico formaldeído, na intenção de mantê-lo intacto. Por mais que, no início, tudo isso tenha parecido uma “gambiarra”, o resultado deu certo, e Mao permanece até os dias de hoje em forma de múmia na China.

Crédito: Getty Images

 

Atualmente, a estátua do líder comunista, presente na entrada de seu mausoléu, está sempre cercada de flores brancas. Localizado no extremo sul da Praça Tiananmen de Pequim, o corpo mumificado do presidente chinês recebe diariamente centenas de peregrinos em fila, o que lembra uma experiência religiosa — e contradiz o empenho de Mao Zedong em acabar com religiões organizadas.

Seu caixão de cristal está envolto em uma bandeira vermelha, cercado por guardas de luvas brancas que organizam a multidão de chineses que prestam homenagens. Sua múmia é exposta apenas por algumas horas durante o dia, devido a fragilidade da sua composição. No verão, as restrições aumentam ainda mais devido ao calor.

Uma das mais importantes figuras políticas da China, Mao permanece deitado em uma câmara escura, usando um terno cinza. Seu rosto é pálido, e seus cabelos permanecem tão pretos como ainda em vida. Assim como seu corpo, seu pensamento e legado permanecem no imaginário chinês.


+Saiba mais sobre o comunismo e a política da China por meio dos livros disponíveis na Amazon:

Manifesto do Partido Comunista, Karl Marx e Friedrich Engels (2014) - https://amzn.to/2MI2faI

Mao: A história desconhecida, Jon Halliday e Jung Chang (e-book) - https://amzn.to/2oXZskY

Ascensão e queda do comunismo, Archie Brown (2011) - https://amzn.to/2p7duk7

Manifesto comunista em quadrinhos, Karl Marx e Friedrich Engels (2019) - https://amzn.to/2pNsq76

O capital, Karl Marx e Paul Lafargue (2014) - https://amzn.to/3439kc2

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/3b6Kk7du