Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Bizarro

A bizarra saga dos cadáveres de Guanajuato, as múmias que gritam

Mortas por um surto de cólera, as pessoas mantiveram as expressões de horror mesmo após a morte. Evidências comprovam que algumas foram enterradas ainda em vida

Isabela Barreiros Publicado em 14/12/2019, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Uma das múmias Guanajuato - Getty Images
Uma das múmias Guanajuato - Getty Images

Em Guanajuato, no México, existe uma coleção de antiguidades um tanto insólita: corpos naturalmente mumificados. Durante a primeira metade do século 20, a cidade sofreu com uma epidemia de cólera — doença que matou milhares de pessoas na região. Como consequência, os cemitérios locais começaram a carecer de espaço e, assim, os cadáveres passaram a ser enterrados em criptas, não mais em covas no chão.

Depois de alguns anos, uma taxa começou a ser cobrada para que os sepultados pudessem continuar enterrados de forma permanente em seus respectivos túmulos. Aquelas famílias que não pudessem pagar, tinham que desenterrar e guardar os restos em outro local. E foi assim que as estranhas múmias começaram a ser percebidas como atração: curiosos passaram a pagar para os coveiros para observá-las.

As múmias enfileiradas no museu / Crédito: Divulgação

No entanto, não há nada de sobrenatural no caso. Pesquisadores alegam que o fenômeno aconteceu devido ao clima do local. Sendo este quente e árido, os corpos começaram o processo de mumificação por si próprios.

Crédito: Divulgação

Além disso, as expressões em seus rostos foram mantidas quase que intactas: existem evidências de que algumas pessoas tenham sido enterradas vivas. Quando exumado, o cadáver de uma mulher chamada Ignacia Aguilar demonstrou que ela estava mordendo o próprio braço.

Hoje, a coleção está exposta em um museu no México e se tornou um grande ponto turístico da região.  


+Saiba mais sobre o México:

1. México. Guia Visual, de Vários Autores (2000) - https://amzn.to/2rwCW3X

2. México, de Erico Verissimo (2013) - https://amzn.to/2Pi5YND

3. México Insurgente, de John Reed (2010) - https://amzn.to/2YJ7prF

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.