Matérias Personagem

Natal de 1989: Nicolae Ceausescu era executado

O líder comunista havia governado a Romênia desde 1968. Conheça também outros déspotas que foram do poder absoluto à morte com desonra

sábado 22 dezembro, 2018
Nicolae Ceausescu
Nicolae Ceausescu Foto:Reprodução

Ainda na juventude, Nicolae Ceausescu juntou-se ao Partido Comunista Romeno. Foi subindo pelas patentes durante o governo socialista de Gheorghe Gheorghiu-Dej. Quando da morte do governante, em 1965, Ceaușescu foi apontado seu sucessor como Secretário-Geral do Partido Comunista.

Começou seu governo em 1968. Depois de um breve período de estabilidade política, ele rapidamente reforçou o caráter ditatorial de seu governo. Reforçou a repressão política, o abuso de direitos humanos e a censura à imprensa. Em meados dos anos 80, o país entrou em recessão. O grosso da população passou a ter grandes dificuldades para conseguir alimento.

Notícias Relacionadas

Nicolae Ceausescu morto Reprodução

E, ainda assim, em novembro de 1989, Ceausescu foi “reeleito” líder do governo (numa típica eleição comunista). Em meio à onda de revoluções que terminou com o comunismo em países como Alemanha, Polônia, Hungria e Checoslováquia, Nicolae Ceausecu tentou fazer um discurso exaltando as virtudes do socialismo, em 22 de dezembro. A multidão começou a vaiar e atirar pedras, e Ceausecu teve de se esconder. O pequeno tumulto logo se tornou uma revolução nacional e as forças armadas mudaram de lado.

No Natal do mesmo ano, pego tentando fugir de helicóptero, foi julgado por genocídio e destruir a economia, e executado por um pelotão de fuzilamento. Enquanto estava no paredão, cantou a Internacional Socialista, o hino do movimento comunista e da União Soviética.

Vitor Orlando Gagliardo


Leia Mais:

Receba em Casa

Vídeos

Mais Lidas

  1. 1 Crianças que nasceram como resultado do horrível programa Há 82 anos, nazistas começavam seu repugnante programa de ...
  2. 2 Os quatro milênios da Babilônia
  3. 3 Uma tempestade chamada Pagu
  4. 4 Inquisição: A fé e fogo
  5. 5 Marginália: As alucinadas ilustrações dos livros medievais