Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Segunda Guerra Mundial

Há 77 anos, acontecia o Dia D, o evento que mudou a História

A data é considerada fundamental para o fim da Segunda Guerra Mundial. Entenda!

Victória Gearini | @victoriagearini Publicado em 06/06/2021, às 00h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Montagem de fotos oficiais do conflito em cima do lugar onde ocorreu - Getty Images
Montagem de fotos oficiais do conflito em cima do lugar onde ocorreu - Getty Images

O dia 6 de junho de 1944 ficou marcado na história da humanidade como a data crucial para o fim da Segunda Guerra Mundial. O episódio ficou conhecido pelos ataques das forças do Reino Unido, dos Estados Unidos, do Canadá e da França contra as tropas alemãs que ocupavam o litoral norte do território francês. 

O Dia D foi a maior operação militar realizada durante este conflito, responsável por marcar o início da libertação de parte do território europeu até então dominado pelos nazistas.

Ataque inesperado

O termo militar Dia D foi usado para se referir ao primeiro dia da operação que mudaria completamente os rumos da história da humanidade. Durante aproximadamente um ano, as forças contrárias ao nazismo planejaram o ataque contra os inimigos. 

Inicialmente, o plano foi pensado para ser executado no dia 5 de junho. Até então eles consideravam ser um dia bom para o ataque, já que combinaria mar calmo e maré baixa. Contudo, uma forte tempestade mudou os planos dos Aliados, que transferiram a operação para o dia seguinte.

Montagem de fotos oficiais do conflito em cima de um dos lugares onde ocorreu / Crédito: Getty Images

Durante a madrugada, tropas de paraquedistas saltaram atrás das linhas inimigas. Já no mar, milhares de navios se posicionaram na costa da Normandia. Embora os alemães esperassem pelo confronto, os aliados utilizaram táticas de defesa e ataque que confundiram os nazistas. 

No decorrer daquele dia histórico, diversas tropas desembarcaram nas praias. De acordo com a BBC, cerca de 7 mil embarcações, com 156 mil militares, foram utilizadas no ataque. Além disso, 10 mil veículos foram usados nas cinco praias ocupadas.

Perdas militares e civis  

Estima-se que somente no Dia D, cerca de 4.400 soldados das forças aliadas foram mortos e outros 9 mil soldados ficaram gravemente feridos ou desapareceram durante o confronto.

Já o número de soldados alemães que foram mortos ainda hoje é desconhecido, conforme a BBC. Contudo, estima-se que entre 4 mil e 9 mil militares nazistas tenham sido executados. 

Montagem de fotos oficiais do conflito em cima de um dos lugares onde ocorreu, nos dias de hoje / Crédito: Getty Images

Por outro lado, milhares de civis franceses e outros inocentes foram mortos durante a operação, principalmente em decorrência dos intensos bombardeios na região. 

Os desdobramentos

O sucesso da operação deve-se ao apoio das forças aéreas e navais dos Aliados, que sem sombra de dúvidas eram muito mais fortes do que as forças nazistas. Todavia, naquele momento, eles temiam que os alemães pudessem reverter o cenário.

Para evitar serem empurrados de volta ao mar, os Aliados reforçaram suas tropas e, aos poucos, conseguiram avançar pelas cidades. Desta forma, no fim de agosto de 1944, Paris foi libertada.

Apesar da vitória, muitas pessoas foram mortas durante o processo. Acredita-se que cerca de 10% dos 2 milhões soldados aliados que participaram do confronto foram mortos ou ficaram gravemente feridos. Além disso, muitos outros homens desapareceram.


+Saiba mais sobre a Segunda Guerra Mundial por meio de obras disponíveis na Amazon:

Box Memórias da Segunda Guerra Mundial, de Winston Churchill (2019) - https://amzn.to/2JWtKex

A Segunda Guerra Mundial, de Antony Beevor (2015) - https://amzn.to/2Rr2xFa

A Segunda Guerra Mundial: Os 2.174 dias que mudaram o mundo, de Martin Gilbert (2014) - https://amzn.to/34DnO3T

Os mitos da Segunda Guerra Mundial, de Vários Autores (2020) - https://amzn.to/2VdiMXa

Continente selvagem: O caos na Europa depois da Segunda Guerra Mundial, de Keith Lowe (2017) - https://amzn.to/2RqF32D

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W